Vocações: Serviço Diocesano de Angra dinamiza workshop vocacional e vigília de oração

«Temos de rezar pelas vocações em geral», destaca padre Hélder Miranda

Angra do Heroísmo, Açores, 18 abr 2024 (Ecclesia) – O responsável pela Pastoral Vocacional nos Açores, na Diocese de Angra, afirma que se vivem “tempos de grandes desafios”, no contexto da Semana de Oração pelas Vocações 2024, e assinala que é preciso “rezar pelas vocações em geral”.

“São tempos de grandes desafios e, por isso, muito exigentes porque há o problema da carência de vocações não só na vida consagrada mas também noutros setores e, por isso, temos de rezar pelas vocações em geral”, disse o padre Hélder Miranda Alexandre, divulga o portal online ‘Igreja Açores’.

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana de Oração pelas Vocações 2024, até dia 21 de abril, o IV Domingo da Páscoa, o ‘domingo do Bom Pastor’.

“É um momento para rezarmos não só pelas vocações consagradas mas todas as vocações, com destaque para a matrimonial”, acrescentou o responsável pela Pastoral Vocacional na Diocese de Angra, que é o pároco da Sé, lê-se no sítio online de informação da diocese.

A Diocese de Angra assinala que esta Semana de Oração pelas Vocações está a ser celebrada “em todo o arquipélago” dos Açores, o Serviço Diocesano da Pastoral Vocacional e Ministérios vai realizar um workshop vocacional, envolvendo os jovens da catequese, este sábado, dia 20 de abril, entre as 16h30 e as 17h30 locais, na Paróquia da Terra Chã, na ilha Terceira.

A Paróquia da Terra Chã acolhe também uma vigília de oração pelas vocações consagradas, para “todos os grupos juvenis”, promovida pelo serviço diocesano, a partir das 20h00 locais (mais uma hora em Portugal continental).

 ‘Para quem sou eu?’, é o tema da Semana de Oração pelas Vocações e da nota pastoral da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a partir da Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’ (nº 286), do Papa Francisco.

“Se a questão das vocações estiver na ordem do dia, nenhum de nós se sentirá excluído em ser semeador de esperança e construtor de paz, no ambiente em que habita e no estado devida em que se encontra”, escreve o presidente da CEVM, D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto e reitor do Seminário Maior da diocese.

O Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Vocações, intitulada ‘Chamados a semear a esperança e a construir a paz’, afirma que as pessoas não são ilhas, mas “partes do todo”, de uma “polifonia de carismas”, que cumpre na escuta do chamamento divino o desejo de felicidade.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, dos bispos de Portugal, publicou na sua página na internet vários subsídios, para a vivência da Semana de Oração pelas Vocações 2024, que se realiza de 14 a 21 de abril, as mensagens, orações, encontros de formação, cartaz e aula de EMRC, que foram preparados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações de Viana do Castelo.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top