Viseu: Movimento da Mensagem de Fátima volta a dar apoio aos peregrinos

Viseu, 12 abr 2024 (Ecclesia) – O Movimento da Mensagem de Fátima, da Diocese de Viseu, volta a dar apoio voluntário aos peregrinos que se deslocam, entre os dias 04 e 08 de maio, até ao Santuário da Cova da Iria.

“Até agora, já há 300 peregrinos inscritos que, além da dormida, no Seminário de Viseu, vão usufruir gratuitamente de cuidados de higiene, saúde (médicos e enfermagem), alimentação e apoio religioso, com a reza do terço e a celebração da eucaristia”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

De acordo com a presidente do Movimento da Mensagem de Fátima, Isabel Martins, os grupos de peregrinos vêm da região centro norte do país e “vão ter disponível apoio dado em várias vertentes, prestado por dezenas de voluntários, desde médicos, enfermeiros, estudantes de enfermagem, fisioterapeutas e massagistas, provenientes da Escola Superior de Saúde de Viseu e do Instituto Piaget, bem como de profissionais da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS). Também o apoio espiritual está assegurado com os párocos da Diocese.

“Todos os anos apoiamos os peregrinos a pé. Damos sempre uma refeição e, no caso de ser mais do que uma, damos sempre uma sopa nutritiva e o pequeno-almoço. Independentemente das horas a que saem daqui, vão sempre com o pequeno-almoço tomado”, assegura.

Como todo o trabalho é voluntário, “é graças à colaboração com empresas locais que conseguem prestar esta ajuda, através da doação de alimentos e de produtos de saúde, para os curativos, fornecidos pelas farmácias.

De acordo com a presidente, continuam a aceitar géneros alimentícios, nomeadamente legumes, e, caso alguém queira colaborar, pode entregar diretamente no Seminário de Viseu ou entrar em contacto com a responsável através do email viseu.mmf@gmail.com.

De ano para ano, o movimento tem apostado “na qualidade do serviço voluntário prestado, o que lhe tem valido o reconhecimento, tanto por parte dos peregrinos que por lá passam, como do próprio Santuário de Fátima.

“O testemunho que temos de Fátima e dos peregrinos é que nós temos tudo muito bem organizado e que é o melhor apoio que têm”, realça Isabel Martins, destacando que a ajuda prestada só é possível graças à envolvência da comunidade.

“Temos conseguido envolver a comunidade, que colabora tanto com o que é necessário para prestarmos os cuidados de saúde como com os alimentos para as refeições”, afirma, alertando que, sempre que é pedido algum apoio, é feito, antecipadamente, através de um comunicado oficial do movimento.

A responsável reconhece, ainda, que este serviço prestado aos peregrinos “só é possível com a colaboração de todos os voluntários e dos responsáveis do Seminário que estão sempre disponíveis”.

Para os peregrinos que vão este ano a Fátima a pé, Isabel Martins pede que sejam incentivados a fazer uma peregrinação e não uma caminhada, defendendo que, para isso, é muito importante que os guias tenham a devida formação.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top