Vida Consagrada: Salesianos anunciam ordenação presbiteral de Ricardo Mendes

D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e religioso salesiano, preside à celebração

Foto Salesianos

Lisboa, 04 abr 2024 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana anuncia, “com alegria”, a ordenação presbiteral do diácono Ricardo Mendes, este sábado, dia 6 de abril, pelas 16h00, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Lisboa.

“O Diácono Ricardo Mendes, membro dedicado e comprometido da Congregação Salesiana, completou a sua formação teológica e pastoral com distinção, preparando-se para este momento de profundo significado espiritual e ministerial. A sua jornada vocacional é marcada por um compromisso inabalável com os valores cristãos, com o serviço à comunidade e por uma total dedicação aos jovens”, destaca a Província Portuguesa Salesiana, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A congregação religiosa informa que a cerimónia de ordenação sacerdotal de Ricardo Mendes vai ser presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, e religioso salesiano.

Na véspera da ordenação sacerdotal, esta sexta-feira, dia 5 de abril, realiza-se uma vigília de oração, pelas 21h0, na na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.

A Missa Nova de Ricardo Mendes é este domingo, dia 7 de abril, pelas 10h30, na igreja de Santo Condestável, em Campo de Ourique, Lisboa.

O diácono salesiano escolheu a citação bíblica “Reconheciam-nos como companheiros de Jesus” (At 4, 13) como inspiração para todas as celebrações.

Ricardo Mendes, informa a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, é natural do Seixal, na Diocese de Setúbal, e teve o primeiro contacto com os Salesianos de Dom Bosco através de um sacerdote amigo, quando terminou a licenciatura em Terapia da Fala, fez uma experiência missionária com esta congregação e “sentiu, verdadeiramente, que era ali que ‘Deus queria que ele estivesse’”.

Depois, fez o noviciado, em 2018, Ricardo Mendes concluiu a Licenciatura em Filosofia, na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, com a apresentação da tese ‘A análise antropológica de Pascal: o homem sem Deus e o homem com Deus nos Pensamentos’, e, em 2022, fez a ‘profissão ‘perpétua’ como Salesiano de Dom Bosco.

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana tem 10 comunidades e a sede provincial, têm cinco escolas no continente, uma na ilha da Madeira e uma na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, frequentadas por cerca de 10 mil alunos; cerca de nove mil crianças, jovens e adultos frequentam outras atividades, educativas e pastorais.

Os salesianos da província portuguesa têm como missão a educação, promoção e evangelização dos jovens, a educação para a fé nos meios populares, sobretudo através da comunicação social, a atividade missionária, e como carisma “ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
plugins premium WordPress
Scroll to Top