Vida Consagrada: Comunidade Shalom inicia celebração de 50 anos

D. José Cordeiro, em Braga, e Patriarca de Lisboa, em Oeiras, juntam-se a aniversário de Sociedade de Vida Apostólica que tem por carisma acompanhar a evangelização dos jovens

Lisboa, 21 dez 2023 (Ecclesia) – A Comunidade Shalom (CSH), Sociedade de Vida Apostólica, vai assinalar 50 anos do seu nascimento, com uma Eucaristia presidida em Lisboa pelo patriarca, D. Rui Valério, e em Braga por D. José Cordeiro.

“É o começo de um ano de graça que vai decorrer até 27 de dezembro de 2024, procurando ser «ano especial de oração, de ação de graças, de revisão de vida, de perdão e de intercessão pela paz e pelas intenções da Igreja, para que possamos continuar a caminhar guiados por Deus, servindo com alegria e generosidade a Igreja, sobretudo através da Evangelização da Juventude», indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Em Braga, a Eucaristia será no dia 26 de dezembro, na Igreja Paroquial de Nogueiró, presidida pelo Arcebispo D. José Cordeiro; em Lisboa, será no dia 27, na Igreja Paroquial de Oeiras, a celebração vai ser presidida por D. Rui Valério.

A CSH nasceu no ambiente do pós-Concílio Vaticano II e foi fundada pelo padre Luiz Carlos Garcia de Castro, em Angola, em dezembro de 1974, para acompanhar a evangelização dos jovens.

“A CSH nasceu no ambiente do pós-Concílio, com a Igreja de portas e de janelas abertas para Deus, para os seres humanos e para a sociedade e o mundo, no contexto da guerra colonial, que trazia a urgência de um tempo de Paz-Shalom, e com o desejo de transformação da juventude dos anos 60, – para acompanhar o processo de evangelização dos Jovens, iniciado pelo jovem seminarista Luís Carlos, que começou a realizar em 12 de fevereiro de 1967, na cidade de Huambo, encontros de jovens, que rapidamente se espalharam pelas dioceses de Angola, e depois se chamaria Movimento Encontros de Jovens Shalom, para ajudar os jovens a assumirem o seu lugar na Igreja e no mundo, através do encontro com Jesus Cristo, jovens evangelizando jovens, para a transformação da sociedade segundo os valores do Reino”, pode ler-se na nota.

O reconhecimento jurídico chega em janeiro de 1983, com D. Aloísio Lorscheider, quando o MEJS se espalha, após a independência, para o Brasil e para Portugal.

“Em 22 de Abril de 1984, D. Aloísio, aprovou as nossas normas, como Sociedade de Vida Apostólica, de direito diocesano, para que os membros desta Sociedade tenham o seu devido quadro de referência de vida, fazendo votos que a Comunidade cresça no seu ideal, de modo particular no atendimento e orientação dos jovens, tão necessitados da presença da Igreja, para que, em Cristo, encontrem a plenitude do seu idealismo”, indica o comunicado.

A CSH encontra-se em Lisboa e em Braga e procura apoiar a evangelização dos jovens, nomeadamente através do MEJS, e convidando a um “estilo de vida marcado pela simplicidade, pela alegria, pela proximidade, pela itinerância, pelo artesanal, pela criatividade, pela beleza”.

LS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top