Vaticano: Santa Sé publicou programa da viagem do Papa ao Canadá

Francisco visita Edmonton, Maskwacis, Québec, Iqaluit onde faz quatro discursos, quatro homilias e uma saudação

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 23 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa vai visitar o Canadá de 24 a 30 de julho, a “convite das autoridades civis e religiosas” e das “comunidades indígenas”, do programa divulgado hoje destacam-se encontros com povos indígenas, incluindo ex-alunos de escolas residenciais.

Francisco depois de promover um ciclo de encontros com comunidades indígenas, no Vaticano, onde pediu perdão pelo envolvimento de católicos na gestão de escolas residenciais, vai ao encontro das pessoas.

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa da viagem apostólica do Papa ao Canadá que começa, no dia 24 de julho, às 09h00, no Aeroporto de Roma/Fiumicino para Edmonton, onde chega às 11h20 locais, e tem lugar a cerimónia de boas-vindas oficiais.

Os encontros de Francisco só começam no dia 25 de julho, onde vai fazer dois discursos, o primeiro é com as populações indígenas ‘Primeiras Nações, Métis e Inuit’, às 10h00, em Maskwacis, comunidade no centro de Alberta., e, à tarde, em Edmonton, reúne com as populações indígenas e com os membros da comunidade paroquial, às 16h45, na igreja do Sagrado Coração.

A 26 de julho, o programa do Papa é de âmbito religioso, vai presidir à Missa, às 10h15, num estádio multiusos, o ‘Commonwealth Stadium’ de Edmonton, e, pelas 17h00 horas, participa na ‘Lac Ste. Anne Pilgrimage’, a peregrinação anual em homenagem a Santa Ana às margens do lago em Alberta, onde preside à liturgia da Palavra e profere uma homilia.

O portal de notícias do Vaticano informa que esta peregrinação é um dos “encontros espirituais mais populares na América do Norte”, foi fundado pelos missionários dos Oblatos de Maria Imaculada, em 1887, e mobiliza cerca de 40 mil peregrinos, incluindo povos das Primeiras Nações.

No quarto de visita ao Canadá, a 27 de julho, Francisco viaja de Edmonton (09h00) para o Quebec (15h00), e vai ser recebido na residência do Governador Geral, na ‘Citadelle de Québec’, a partir das 15h40, primeiro numa cerimónia de boas-vindas, segue-se uma visita de cortesia à governadora Mary Simon, um encontro com o primeiro-ministro do Québec François Legault e, depois, com as as autoridades civis, acompanhados pelo corpo diplomático e representantes dos povos indígenas, onde vai discursar.

No dia seguinte, o Papa continua no Quebec e o programa é novamente de âmbito religioso: A celebração da Missa, às 10h00 locais, no Santuário Nacional de Sainte Anne de Beaupré, um lugar de culto com origem no século XVII e que anualmente recebe um milhão de fiéis; O segundo compromisso é a oração de vésperas, com bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas e agentes da pastoral, às 17h00, na Catedral de Notre Dame.

Foto: Lusa/EPA

29 de julho é o último dia da viagem apostólica ao Canadá, e começa com um encontro privado do Papa com os membros da Companhia de Jesus, às 09h00, no Arcebispado de Quebec, onde também vai reunir com uma delegação de indígenas desta cidade francófona, pelas 10h45.

Depois Francisco viaja de avião para Iqaluit (território da comunidade Inuit), a sul do Círculo Polar Ártico, onde vai encontrar alguns alunos das antigas escolas residenciais indígenas, na escola primária.

A intenção de visitar o Canadá foi assumida pelo Papa a 1 de abril deste ano, no Vaticano, num encontro em que pediu “perdão” pelo envolvimento dos católicos na gestão de escolas residenciais para povos indígenas do Canadá – destinadas à “reeducação” de crianças -, perante representantes destas comunidades, confessando “indignação e vergonha”.

Em 2021 foram descobertas centenas de sepulturas anónimas junto de antigas escolas residenciais indígenas; várias destas instituições pertenciam à rede de escolas administrada pela Igreja Católica, com o apoio do Governo canadiano.

A cerimónia de despedida do Papa Francisco é no Aeroporto de Iqaluit; Às 18h45 inicia o voo de regresso a Roma, onde chega às 07h50, no dia 30 de julho.

CB/PR

Partilhar:
Share
  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

24 - 30 Jul 2022
Categoria

Últimas