Vaticano: Papa visita São Marino e participa no «Meeting de Rimini» em agosto

Cidade do Vaticano, 28 mai 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV vai realizar uma visita pastoral à República de São Marino e à cidade italiana de Rimini no próximo dia 22 de agosto, anunciou hoje o Vaticano.
A deslocação matinal ao pequeno Estado europeu surge em resposta ao convite oficial formulado pelos antigos capitães-regentes Matteo Rossi e Lorenzo Bugli.
O percurso prossegue durante a tarde para a vizinha localidade costeira de Rimini, visando a presença do pontífice no ‘Encontro para a Amizade entre os Povos’ de 2026.
O evento anual, habitualmente designado como ‘Meeting de Rimini’, é promovido pelo movimento católico Comunhão e Libertação.
A iniciativa assume-se como um espaço internacional de diálogo e reflexão transversal que procura debater os grandes desafios da sociedade, da cultura e da fé.
A jornada de agosto soma-se ao calendário de viagens de Leão XIV para 2026, no qual já passou pelo continente africano, o Mónaco e várias cidades italianas; a próxima deslocação internacional acontece de 6 a 12 de junho, em território espanhol.
OC

