Vaticano: Papa preside à solenidade de São Pedro e São Paulo, com a bênção dos pálios

Francisco vai abençoar o pálio do arcebispo de Braga, D. José Cordeiro

Cidade do Vaticano, 20 jun 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai presidir à Missa, com a bênção dos Pálios, na Solenidade dos Santos apóstolos Pedro e Paulo, dia 29 de junho, a partir das 09h30 (menos uma hora em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje que os pálios, depois de abençoados pelo Papa Francisco, vão ser impostos aos novos arcebispos metropolitanos “como sinal de comunhão com o Bispo de Roma”.

Um dos novos arcebispos é D. José Cordeiro, a sua entrada solene na Arquidiocese de Braga realizou-se a 12 de fevereiro deste ano, e o núncio apostólico (embaixador da Santa Sé), D. Ivo Scapolo, anunciou que vai receber o pálio no dia 10 de julho.

Em 2015, o Papa Francisco decidiu modificar a celebração de entrega dos pálios aos novos arcebispos metropolitas, deixando de impor esta insígnia no Vaticano, uma tarefa agora confiada aos núncios apostólicos.

O pálio é uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição da Igreja Católica, é envergado pelos arcebispos metropolitas nas suas dioceses e nas da sua província eclesiástica.

Este sistema administrativo veio da divisão civil do Império Romano, depois da paz de Constantino (313); em Portugal há três províncias eclesiásticas: Braga, Lisboa e Évora.

O pálio, uma faixa de lã branca, com seis cruzes negras de seda, é abençoado anualmente pelo Papa Francisco, a 29 de junho, no dia dos padroeiros de Roma, São Pedro e São Paulo, no Vaticano.

Esta insígnia é feita com a lã de dois cordeiros brancos e simboliza o Bom Pastor, que carrega nos ombros o cordeiro até dar a sua própria vida pelo rebanho, como recordam as cruzes negras bordadas.

CB/PR

 

Partilhar:
Share

O evento está a decorrer.

Data

29 Jun 2022
A decorrer...

Horário

9:30

Localização

Roma
Roma
Categoria

Últimas