
UCP: Seminário vai abordar a temática dos «Cuidados Paliativos e Religião»
Lisboa, 25 mai 2023 (Ecclesia) – O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP) organiza dia 17 de junho, entre as 09h00 e as 12h30, o Seminário «Cuidados Paliativos e Religião: Significados e Intervenções».
A iniciativa realiza-se na Sala Expansão Missionária na UCP em Lisboa e está integrada no âmbito do Mestrado em Cuidados Paliativos e Pós-Graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O seminário conta com a presença de várias religiões e tem como objetivo “partilhar o significado do sofrimento/ dor/ vida/ morte no contexto de cada religião e estratégias de intervenção/acompanhamento religioso nesta fase da trajetória clínica dos doentes e suas famílias”.
A visão humanista e integral do ser humano no geral, e nos cuidados de saúde em particular, “implica a integração da dimensão espiritual e, dentro desta a religiosa, na compreensão e intervenção nos fenómenos vivenciados”.
LFS