UCP: «Arquivo, Comunicação e Comunidades» é o tema do 8ºEncontro da Rede de Arquivos de Instituições Religiosas

Lisboa, 08 mai 2024 (Ecclesia) – A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) realiza o 8.º encontro, no dia 24 de maio, com o tema “Arquivo, Comunicação e Comunidades”, na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A iniciativa acontece entre as 14h30 e as 18h00, presencialmente na Sala de Exposições (Edifício da Biblioteca JPII) e também em formato online, via Zoom-Colibri, “cujos objetivos consistem na promoção do estudo, da preservação, da organização, e da divulgação do património documental das instituições religiosas”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Em debate vão estar diferentes questões relacionadas com as formas de comunicação estabelecidas entre os arquivos e a comunidade, na sequência de anteriores sessões, que tiveram início em abril de 2021.

O programa inclui a participação de Ana Margarida Dias da Silva, do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, que aborda o tema das “Comunidades de cientistas cidadãos: O crowdsourcing e o acesso à informação nos arquivos”.

“O associativismo juvenil e o património documental na ‘ótica do utilizador’” é um assunto a desenvolver por Gonçalo Brito Graça, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e “Comunicar arquivos através de exposições: O caso do Arquivo Histórico Municipal de Cascais” é uma matéria a tratar por Gisela Gabriel, da Câmara Municipal de Cascais.

O encontro abrange também a abordagem à “A difusão enquanto função arquivística nos arquivos municipais: Trazer os arquivos às comunidades”, por Sandra Patrício, do Arquivo Municipal de Sines, do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e do Pólo História, Territórios e Comunidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

No programa consta também a participação de Sónia Negrão e Bruno de Carvalho, do Arquivo Municipal de Albufeira, que vão falar sobre os “Arquivos religiosos de Albufeira: Desafios na salvaguarda da memória”.

A diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais, Fátima Eusébio, é a responsável pela moderação do debate.

As inscrições no encontro já se encontram abertas e podem ser feitas através de um formulário disponível no sítio online do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) foi lançada em abril de 2021 e desde então organizou diversos encontros sobre questões de interesse no domínio da arquivística, prosseguindo o seu objetivo de promover o estudo, a preservação, a organização e a divulgação do património documental das instituições religiosas.

LJ

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
plugins premium WordPress
Scroll to Top