Sociedade: Santas Casas da Misericórdia de Angra e da Praia distinguidas no «Dia dos Açores»

Angra do Heroísmo, Açores, 27 abr 2023 (Ecclesia) – As Santas Casas da Misericórdia de Angra e da Praia vão receber a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico do Parlamento Regional dos Açores, no dia 29 de maio, segunda-feira do Espírito Santo, informa a Diocese de Angra.

As Santas Casas da Misericórdia de Angra e da Praia, “com mais de meio milénio ao serviço da ilha Terceira”, prestam serviços diversificados a crianças, jovens, idosos, deficientes, pessoas desempregadas e “outros grupos vulneráveis da comunidade local”, informa o portal ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

As duas instituições particulares de solidariedade social desenvolvem atividades nas áreas dos cuidados de saúde e bem-estar, reabilitação, inserção e reinserção social, formação e qualificação profissional, têm como missão a “prática da solidariedade social, desenvolvendo intervenções centradas no indivíduo, na família e na comunidade, funcionando como um agente de desenvolvimento local e comunitário”.

As Misericórdias de Angra e da Praia vão receber duas das 27 insígnias que o Parlamento Regional vai entregar na cerimónia do ‘Dia dos Açores’, este ano a 29 de maio.

O ‘Dia dos Açores’, destinado a comemorar a açorianidade e a autonomia do arquipélago, “é a maior celebração religiosa e cívica dos Açores”, e foi instituído pelo parlamento açoriano em 1980.

Esta cerimónia realiza-se na Segunda-Feira do Espírito Santo, o Dia do Bodo ou Dia da Pombinha, o dia seguinte ao Domingo de Pentecostes, “alicerça-se no facto da comemoração do Espírito Santo – em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança -, constituir a principal festividade do povo açoriano”, contextualiza o sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Outubro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Scroll to Top