Setúbal: Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora dinamizam encontro de discernimento vocacional

Gondomar, 04 mai 2023 (Ecclesia) – As Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (FMNS) em Portugal, através da equipa da pastoral juvenil e vocacional, vão dinamizar um encontro de discernimento vocacional, no dia 20 de maio, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal.

“Cada um tem vocação e quando a descobre sente-se imensamente feliz! A ideia deste convite é parar um pouco, para descobrir e questionar porque não pensar em vocação… Na minha vocação?”, explicou hoje a irmã Ana Paula Conceição à Agência ECCLESIA.

A coordenadora da equipa da Pastoral Juvenil e Vocacional das FMNS, que vai dinamizar esta atividade, assinala que o encontro vocacional se destina “a jovens que tenham vontade de abrir horizontes na sua vida e também de aventura”.

As Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora têm uma comunidade em Setúbal “há longos anos, uma presença católica no meio da cidade”, e foram desafiadas pelo padre Valdemar da Costa Baptista, vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, para estarem com os jovens.

O encontro dedicado ao discernimento vocacional, intitulados ‘Why not?’, vai realizar-se entre as 15h00 e as 19h00, do dia 20 de maio (sábado), e do programa constam momentos de “grupo e individuais com várias dinâmicas”, terminando com a celebração da Eucaristia.

Para além da irmã Ana Paula Conceição também vai estar presente a irmã Filomena Rocha, que atualmente vive na comunidade sadina das FMNS.

A partir do lema da JMJ Lisboa 2023, a coordenadora da equipa da Pastoral Juvenil e Vocacional das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora explica que, “como Maria que acolheu Jesus e partiu”, também “é importante que os jovens saibam acolher Jesus e que não fiquem só a pensar, mas que partam”.

“E a descoberta da vocação e depois a vivência da mesma na fidelidade é uma forma de estar sempre a caminho acompanhados por Jesus”, desenvolveu a irmã, que está há vários anos envolvida em atividades juvenis e é professora no Ensino Superior.

Os encontros ‘Why not?’ começaram em versão online, no tempo pandemia Covid-19, em abril de 2020, “com pequenos grupos e com alguma frequência”, e passaram para versão presencial para um “contacto direto com jovens que desejam conhecer o seu caminho”.

“A ideia é os jovens terem contacto direto com uma das várias vocações da Igreja (vida consagrada) e conhecerem as outras vocações, abrindo assim mais horizontes para depois descobrirem a sua”, concluiu Ana Paula Conceição, da congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

As FMNS também acompanham o movimento de jovens e para jovens ‘Giofrater’ que nasceu a 21 de abril de 1996, na Quinta da Azenha, em Gondomar, na Diocese do Porto.

A província portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora tem 20 comunidades – Portugal, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top