Setúbal: Departamento Diocesano da Juventude dinamiza itinerário «VIVIT»

Jovens vão aprofundar exortação apostólica «Christus Vivit», do Papa Francisco, até julho

Setúbal, 19 jan 2024 (Ecclesia) – O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal divulgou o itinerário ‘VIVIT’ que tem como objetivos “(re)ler, aprofundar e receber a ‘Cristo Vive’”, do Papa Francisco, e “reviver a esperança da JMJ Lisboa 2023”, até ao mês de julho.

“Nos próximos sete meses, até ao primeiro aniversário da JMJ Lisboa 2023, sugere-se que se faça uma ‘leitura diocesana’ da ‘Christus Vivit’, aprofundando um capítulo em cada mês; Haverá também espaço para a partilha e o encontro”, lê-se na informação publicada no sítio online da diocese sadina.

O Departamento diocesano da Juventude desafia os jovens da diocese a “acolher a mensagem do Papa Francisco numa das mais importantes cartas que lhes escreveu – Cristo Vive!”, e salienta que “reler, aprofundar e ‘receber’” a ‘Christus Vivit’ ajudará a “fazer frutificar as sementes abundantemente lançadas” na Jornada Mundial da Juventude realizada na capital portuguesa, de 1 a 6 de agosto de 2023, que a Diocese de Setúbal também acolheu.

‘Christus Vivit’ (Cristo Vive’) é a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco escrita para os “jovens e a todo o Povo de Deus” (25 de março de 2019), após o Sínodo dos Bispos com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, que teve a fase final em outubro de 2018, no Vaticano; este documento tem nove capítulos divididos em 299 parágrafos.

O Departamento da Juventude vai enviar, mensalmente, para as paróquias uma proposta de aprofundamento que deve ser “aplicada localmente nos grupos de jovens, movimentos ou outras realidades juvenis” e também pode ser “vivida de forma individual”

Os sete Conselhos Vicariais da Juventude da Diocese de Setúbal são também desafiados a ler um capítulo da exortação apostólica pós-sinodal, a preparar uma proposta de encontro sobre esse capítulo e partilhar com os restantes jovens; desse encontro vão partilhar um testemunho em vídeo de um jovem – respondendo à pergunta ‘Como é que Cristo vive na tua vida?’ – que vai ser publicado nas redes sociais do Departamento da Juventude.

O primeiro encontro de jovens, uma oração mariana, vai ser dinamizado pela Vigararia do Seixal, este sábado, dia 20 de janeiro, pelas 21h15, na igreja de Santo António, Pinhal de Frades.

A Vigararia do Barreiro-Moita prepara o segundo encontro, que vai ser a tradicional Via Sacra Jovem da diocese, a 23 de fevereiro; depois, são convidados para a Vigararia de Almada, dia 23 de março; em abril, encontram-se no dia 27, na Vigararia da Caparica.

Os encontros do itinerário ‘VIVIT’ vão continuar nos meses de maio (Vigararia do Montijo, dia 25), junho (Vigararia de Setúbal, dia 22) e julho (Vigararia Palmela-Sesimbra, dia 20), divulga o Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal.

CB

Partilhar:

O evento está a decorrer.

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top