Santuário: Seminário «DesCodificar Fátima» tem nova edição em 2024

Curso online apresenta oito temas em quatro dias sobre “o fenómeno de Fátima”.

Fátima, 06 dez 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai organizar, em janeiro, pelo terceiro ano consecutivo, uma edição do seminário online “DesCodificar Fátima” que ao longo de quatro sessões pretende abordar oito temas da história e mensagem daquele lugar.

Os encontros vão decorrer nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro (quartas-feiras), das 21h15 às 22h15, e em cada um deles vão ser apresentados dois temas “que constituem o fenómeno de Fátima, perspetivando-o como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade”, informa o Santuário.

Na primeira sessão, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, vai apresentar “As icónicas procissões do Santuário de Fátima: sobre a luz, sobre o silêncio, sobre o adeus”, e no mesmo dia o diretor do departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DESF) vai debruçar-se sobre o tema “Capelinha das Aparições: do interior ao alargamento do espaço”.

A 17 de janeiro é a vez de Sónia Vazão, do DESF, fazer uma viagem por aqueles que foram “Os dias de Jacinta Marto em Lisboa”, cuja apresentação é seguida de um programa iconográfico e iconológico sobre o sacrário da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, conduzido por Marco Daniel, diretor do DESF.

Uma semana depois, o destaque vai para o “Livro de honra do Santuário de Fátima”, numa sessão da responsabilidade de André Melícias, que integra o mesmo departamento que os outros oradores.

Segue-se no programa a “Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos”, a cargo de Marco Daniel, no penúltimo dia.

O seminário encerra a 31 de janeiro com a “Conservação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima” e “As memórias de Lúcia de Jesus: best-seller da literatura religiosa contemporânea”, percorridas por Ana Rita Santos, do Museu do Santuário de Fátima, e pelo diretor do DESF.

A iniciativa destina-se ao público em geral e especialmente aos investigadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e Sociais; professores do ensino básico e secundário, das áreas da História, História de Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica e a formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

A inscrição no curso é confirmada pela ordem de chegada e tem o custo de 20 euros.

De acordo com o Santuário de Fátima, na última edição participaram mais de 200 pessoas, de diferentes partes do mundo.

A III edição do “DesCodificar Fátima” tem como objetivo “dar resposta a muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores, fazendo chegar os resultados da investigação científica sobre Fátima a diferentes públicos, em diversas geografias”.

LJ/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top