
Quaresma: Jornalista Aura Miguel dá voz ao «Respiro de Silêncio», da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal
Braga, 26 fev 2025 (Ecclesia) – A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) – Portugal convidou Aura Miguel, jornalista da Renascença, para ser a voz do ‘Respiro de Silêncio’, a proposta diária de oração para a Quaresma, de 5 de março a 20 de abril.
“As propostas de oração foram preparadas a partir do texto da bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana) e ajudam-nos a fazer deste tempo litúrgico um caminho de renovação espiritual”, destaca a RMOP – Portugal, numa nota enviada hoje, dia 26 de fevereiro, à Agência ECCLESIA.
A Igreja Católica vai celebrar o tempo litúrgico da Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, este ano no dia 5 de março; um período de 40 dias (a contagem exclui os domingos) marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (em 2025, no dia 20 de abril).
A Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal propõe para a Quaresma 2025 um “encontro de leveza espiritual”, “de oração e esperança”, com o seu ‘Respiro de Silêncio’, que é uma esta proposta diária de oração, que “convida à reflexão e ao encontro pessoal com Deus”.
Os textos são lidos por Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença especializada em assuntos religiosos, com acreditação permanente junto da Sala de Imprensa da Santa Sé, destaca a RMOP – Portugal.
De 5 de março a 20 de abril, no ‘Respiro de Silêncio’ pode-se encontrar “um momento de pausa e oração”, para além do sítio online da site da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal e das suas redes sociais (Facebook, Instagram e X.com), também está disponível no ‘Popcasts’, agregador do Grupo Renascença Multimédia, no Spotify e Apple Podcasts.
A RMOP, ligada à Companhia de Jesus (Jesuítas), é uma obra pontifícia, que tem como missão mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja.
A Rede Mundial de Oração do Papa – antigo Apostolado da Oração, teve início na França, em 1844, com o jesuíta François-Xavier Gautrelet – foi instituída, pelo Papa Francisco, como uma Fundação com personalidade jurídica canónica e do Vaticano, em dezembro de 2020.
CB/OC