Publicações: Corpo Nacional de Escutas apresenta livro «Lugares da Afetividade e da Sexualidade» (c/vídeo)

Lisboa, 09 nov 2023 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português vai lançar o livro ‘Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal’, pelas 19h00, do dia 16 de novembro, na livraria da Universidade Católica, em Lisboa.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE informa que no programa do lançamento deste livro está incluído um debate com o padre Luís Marinho, coordenador do projeto ‘Entre Linhas’, a professora Susana Costa Ramalho, coordenadora do Instituto de Ciências da Famíliada UCP, e do padre José Frazão (jesuíta), com moderação do jornalista Jorge Wemans.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português contextualiza que “desafiou” a associação a debater o tema da ‘Vivência da Afetividade e da Sexualidade’, no seu programa educativo, durante os últimos três anos, através do Projeto ‘Entre Linhas’; criado em 2020, teve o objetivo de “sensibilizar e dotar os adultos educadores”, e outras estruturas da Igreja – Catequese e o ensino de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) “de ferramentas educativas para a vivência da afetividade e sexualidade na perspetiva de discípulos de Jesus Cristo”.

“Um projeto da maior importância porque ajuda-nos a todos a podermos preparar, cada vez, melhor a nossa associação para sermos um espaço onde todos possam conviver, para ser um espaço onde a vivência de cada, da sua afetividade, da sua sexualidade, não é o fator que faz com que seja mais ou menos bem aceite dentro do seu grupo”, afirma o chefe nacional do CNE, num vídeo divulgado esta quarta-feira.

Segundo Ivo Faria, o Projeto ‘Entre Linhas’, ajuda também “no seio da Igreja Católica portuguesa” a trazer para a discussão o que de facto “marca mais no traço católico”, que é o “sentido de universalidade”, de acolher todos, de poderem “trabalhar com todos os irmãos, com todas as irmãs”, independentemente do ponto onde eles se encontrem, “independentemente da forma como vivem a sua sexualidade, a sua afetividade”.

 

“Criando nos nossos jovens também este sentimento de paz, justiça, de integração e de concordância, de continuarem a trabalhar no fundo para serem os bons cidadãos do nosso futuro, do nosso amanhã”, acrescentou o chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas.

O CNE adianta que, das conclusões do Projeto ‘Entre Linhas’, resultou o Posicionamento Institucional da associação sobre a temática ‘A afetividade e a sexualidade no programa educativo do CNE’, um documento que foi distribuído pelos vários níveis do Escutismo Católico Português, em setembro.

O movimento juvenil realizou, em janeiro deste ano de 2023, um simpósio onde se “detalharam” discussões e debates em todas as vertentes, desde a Teológica à Biológica, e foram escritos artigos que são o conteúdo do livro ‘Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal’ que vai ser publicado, no dia 16 de novembro.

A nova publicação, ‘Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal’, nasceu de um trabalho conjunto entre o CNE, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, do Movimiento Scouts Católico (Espanha), e do Comité Europa/Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), com o apoio da fundação Porticus, foi coordenado pelo professor Américo Pereira, e publicado pela editora da UCP.

O Corpo Nacional de Escutas foi fundado em maio de 1923 e assume-se como a maior associação de jovens do país, com cerca de 70 mil associados.

CB

 

Entre Linhas: CNE quer acompanhar os jovens «independentemente da forma como expressam a sua afetividade e sexualidade»

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top