Portugal: Obra da Infância Missionária dinamiza «primeira peregrinação anual» a Fátima

Lisboa, 06 jun 2022 (Ecclesia) – A Obra da Infância Missionária (IM) em Portugal vai realizar a sua “primeira peregrinação anual” a Fátima, esta sexta-feira, integrada na Peregrinação Nacional das Crianças do Santuário.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) em Portugal informam que a Peregrinação Nacional da Infância e Adolescência Missionária vai participar na celebração do Terço e da Eucaristia, da Peregrinação Nacional das Crianças, a partir das 10h00, no recinto de oração da Cova da Iria.

Durante a tarde, o programa da peregrinação da Infância Missionária vai promover “a relação entre todas as crianças e seus familiares” das várias dioceses onde a IM está implementada, com “jogos e animação”, no Seminário dos Missionários da Consolata.

A OMP contextualiza que a “primeira peregrinação anual a Fátima” da Obra da Infância Missionária em Portugal é o terminar de uma caminhada realizada ao longo dos últimos cinco anos, desde 2017, e que percorreu os cinco continentes, associando-lhe um verbo e um projeto.

“Na missão cristã, as crianças têm um papel insubstituível: são grandes protagonistas e não simplesmente participantes. Procurámos que as crianças percorressem um caminho missionário e compreendessem que ser criança também é uma vocação na Igreja, na família e na escola”, desenvolve.

O ano 2021/2022 está a ser dedicado à Europa e tem como verbo ’louvar’, a IM procurou que as crianças e os adolescentes entendessem que “uma vida cristã deve sempre glorificar-bendizer-adorar e louvar a Deus”.

Este quinquénio começou em 2017/2018, dedicado ao continente asiático, com o verbo ‘agradecer’, depois centraram-se em África e o verbo ‘interceder’, e nos dois anos seguintes a América e a Oceânia, respetivamente em 2019/2020 e 2020/2021, com os verbos ‘partilhar’ e ‘perdoar’.

Uma caminhada que teve cinco objetivos específicos, como apresentar Jesus “numa linguagem e realidade adequadas para as crianças”, “criar consciência” dentro das paróquias da missão universal da Igreja e vincular as famílias ao crescimento espiritual das crianças e ao trabalho missionário.

A Obra da Santa Infância – Obra da Infância Missionária – foi fundada pelo bispo francês Carlos de Forbin-Janson a 19 de maio de 1843, e a sua primeira direção fixou três objetivos para este projeto: “Salvar as crianças da morte e da miséria; batizá-las e dar-lhes educação cristã; prepará-las para serem apóstolos das crianças.

CB/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top