Portugal: Federação Pela Vida promove colóquio «Papa Francisco e a Cultura da Vida na JMJ»

Foto João Rebocho/JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 08 nov 2023 (Ecclesia) – A Federação Portuguesa Pela Vida (FPV) vai promover um colóquio online, dedicado ao tema ‘Papa Francisco e a Cultura da Vida na JMJ’, esta quinta-feira, 9 de novembro, pelas 21h00, na plataforma Zoom.

“No mundo evoluído de hoje, paradoxalmente, tornou-se prioritário defender a vida humana, posta em risco por derivas utilitaristas que a usam e descartam: a cultura do descarte da vida”, disse o Papa no encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o corpo diplomático, no dia 2 de agosto, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

A Federação Portuguesa Pela Vida, na divulgação deste colóquio, cita o Papa, na exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho): “Entre estes seres frágeis, de que a Igreja quer cuidar com predileção, estão também os nascituros, os mais inermes e inocentes de todos, a quem hoje se quer negar a dignidade humana para poder fazer deles o que apetece, tirando-lhes a vida e promovendo legislações para que ninguém o possa impedir”.

‘Papa Francisco e a Cultura da Vida na JMJ’ é o tema do encontro de reflexão que a Federação Portuguesa Pela Vida, promove, esta quinta-feira, com o professor universitário Miguel de Oliveira Panão, a psicóloga Francisco Ribeiro Miranda, da Associação Apoio à Vida, e o professor Luís Manuel Pereira da Silva, da FPV.

“Muitas vezes, para ridiculizar jocosamente a defesa que a Igreja faz da vida dos nascituros, procura-se apresentar a sua posição como ideológica, obscurantista e conservadora; e no entanto esta defesa da vida nascente está intimamente ligada à defesa de qualquer direito humano. Supõe a convicção de que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento”, desenvolve o Papa, na exortação (EG, 213) publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro de 2013, destaca a FPV.

O colóquio vai ser moderado pelo jornalista Octávio Carmo, chefe de redação da Agência ECCLESIA e vaticanista português, na plataforma Zoom (ID 863 4491 1027 | Senha 685241), a partir das 21h00, deste dia 9 de novembro.

A Federação pela Vida, fundada em 2002, é uma Instituição que reúne em vínculo federativo Associações e Fundações que tenham “por objeto e finalidade a defesa da Vida Humana, desde o momento da conceção até à morte natural, a promoção da dignidade da Pessoa Humana e o apoio à Família e à Maternidade”; integra a Federação Europeia ‘One of Us’.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top