Porto: Torre dos Clérigos acolhe exposição «O caminho dos Santos»

Foto: Irmandade dos Clérigos

Porto, 17 jan 2023 (Ecclesia) – A Torre dos Clérigos, Porto, tem patente, até ao dia 19 de março, a exposição temporária «O caminho dos Santos» do escultor Paulo Neves.

“Quinze esculturas de madeira de cedro recordam os 12 apóstolos no percurso de santidade, mas também os peregrinos que hoje fazem o seu percurso e a sua história”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

As obras presentes na Igreja dos Clérigos interagem com os visitantes, representando “uma impactante e elegante forma com que Paulo Neves homenageia os milhares de peregrinos que se deslocam até Santiago de Compostela”, refere.

A exposição permite ao visitante descobrir 15 esculturas de madeira de cedro nacional, do tamanho de pessoas reais, “algumas delas mais imponentes e maiores, com rostos, círculos e espirais (característica única do escultor)”.

Paralelamente, está também em exposição no Museu dos Clérigos um conjunto de diferentes trabalhos realizados nos últimos tempos pelo autor, para que possam ser apreciadas “as características únicas” que fazem de Paulo Neves “um artista de renome nacional e internacional”.

Para a Irmandade dos Clérigos, a mostra, oitava desde que o espaço museológico dos Clérigos começou a ser valorizado com exposições temporárias, e primeira de 2023, “reforça a vertente cultural da Igreja, da Torre e do Museu, num ano culturalmente muito intenso e que será marcado por inúmeras ações nos Clérigos ligadas à Jornada Mundial da Juventude, que trará a Portugal o Papa Francisco, e implicará a presença de dezenas de milhares de jovens de vários países na cidade do Porto”, explica o presidente da instituição, padre Manuel Fernando.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  
Scroll to Top