Porto: Santa Casa da Misericórdia recebe seminário «Políticas Sociais – que caminhos para o sucesso»

Porto, 08 fev 2023 (Ecclesia) – A Misericórdia do Porto vai acolher o seminário ‘Políticas Sociais – que caminhos para o sucesso’, organizado por um Consórcio Social para a Inclusão (CSI), esta quinta-feira, 9 de fevereiro, a partir das 14h00, no Auditório D. Pedro IV.

“Ainda que historicamente nunca antes tenham sido afetos tantos recursos para o combate ao desabrigo, as situações de pessoas em situação de sem-abrigo não têm vindo a reduzir, sendo que os dados demonstram um incremento de pessoas nesta situação”, explica a Santa Casa da Misericórdia do Porto, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Este “fenómeno”, acrescenta, exige uma resposta articulada, “alavancada em diferentes níveis” e com a participação de múltiplos atores.

Neste sentido, o seminário ‘Políticas Sociais – que caminhos para o sucesso’ vai abordar o “fenómeno do desabrigo” e os seus complexos desafios, nomeadamente em áreas urbanas.

Este evento, promovido pelo CSI, pretende “contribuir para a discussão interseccional, e da complexidade, do fenómeno com as pessoas em situação de sem-abrigo e do modo como deverá ser perspetivada a futura intervenção.

Segundo o programa, começa às 14h30, com a intervenção de Agostinho Rodrigues, presidente da Direção da ‘Norte Vida’ , depois a mesa redonda ‘uma cidade em busca de teto’ reúne, por exemplo, o vereador do Pelouro da Educação e da Coesão Social do Porto, Fernando Paulo, a representante da Região Norte na Portugal Inovação Social, Helena Loureiro, a coordenadora do Eixo da Saúde do NPISA Porto e responsável regional da DICAD para a área de intervenção da Redução de Riscos e Minimização de Danos, Patrícia Carvalho.

A sessão de encerramento é da responsabilidade de António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto, às 16H15, antes do ‘des’teatralização’ “Porque não posso?”, pelos ASAS de Ramalde.

O Consórcio Social para a Inclusão é um projeto do Conselho Local de Ação Social do Porto (CLASP) desenvolvido em parceria com a CAIS, CASA – Centro de Apoio ao Sem-abrigo, NORTE VIDA – Associação para a Promoção da Saúde, a SAOM, uma IPSS com um “longo historial” no apoio aos públicos mais desfavorecidos e mais desapoiados, e que tem como entidade coordenadora a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

O comunicado informa que este projeto prevê alcançar, pelo menos, 150 pessoas em situação de sem-abrigo, garantindo o seu acompanhamento por técnico gestor, e promover as condições necessárias para que, pelo menos, 25 das pessoas acompanhadas deixem a situação de sem-abrigo e/ou integrem o mercado de trabalho.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top