Porto: O órgão de tubos da Igreja da Lapa volta a ecoar a sua sonoridade

Foto: Órgão da Igreja da Lapa (Porto) – Agência ECCLESIA/LFS

Porto, 24 jan 2023 (Ecclesia) – Na Igreja da Lapa, no Porto, vai realizar-se, nos dias 28 e 29 deste mês, uma visita orientada ao órgão de tubos com miniconcerto e prova de vinho e também um concerto por Filipe Veríssimo.

No dia 28, das 16h00 às 17h30, vai decorrer uma visita orientada ao órgão da Igreja da Lapa com miniconcerto e prova de vinho e no dia seguinte, às 17h00, um concerto de órgão por Filipe Veríssimo, mestre de Capela da Igreja da Lapa, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Mais de três anos depois, “o sublime som do monumental órgão de tubos da Igreja da Lapa, reconhecido internacionalmente como um dos melhores órgãos de tubos ibérico e, mesmo, de toda a Europa, voltou a ecoar na cidade do Porto”.

A inauguração aconteceu após meio ano de “um trabalho bastante minucioso, que envolveu um investimento de duzentos mil euros e contou com um programa à altura do momento, com a Igreja cheia na presença do mais reconhecido organista vivo da atualidade, Olivier Latry”, realça.

A “revisão geral” do órgão da Igreja da Lapa implicou “a desmontagem e remontagem integral deste verdadeiro monumento à música, que possui um total de 4.307 tubos e um carrilhão de 42 sinos”.

O maior tubo do órgão é de madeira e mede entre 10 a 12 metros de altura, enquanto o mais pequeno é de metal e mede 9 milímetros.

Produzido na Alemanha, o instrumento, com características neoclássicas, demorou cerca de quatro anos até estar finalizado e quatro meses a ser instalado no coro alto da Igreja da Lapa, reforçado para o voltar a receber.

“O órgão custou, na época, um milhão de euros e, se tal fosse possível, o que é incerto, custaria à volta de 4 milhões se encomendado agora”, conclui.

LFS

Partilhar:
Share

Data

28 - 29 Jan 2023
Expired!

Horário

Todo o dia
Categoria

Últimas