Porto: Irmandade dos Clérigos promove atividades nos 250 da morte de Nicolau Nasoni

Foto: Torre dos Clérigos – Agência ECCLESIA/LFS

Lisboa, 02 mar 2023 (Ecclesia) – A Irmandade dos Clérigos, no Porto, promove, ao longo deste ano, múltiplas atividades para celebrar os 250 anos da morte do arquiteto Nicolau Nasoni.

“Assinalando os 250 anos do desaparecimento do autor de imponentes monumentos do Porto e Norte de Portugal como a Torre dos Clérigos e o Palácio do Freixo, a Irmandade dos Clérigos vai exaltar a memória de Nicolau Nasoni ao longo deste ano com diversos momentos culturais e uma ação de alusão às origens transalpinas daquele que ficou conhecido como o «Arquiteto do Porto»”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Caminhadas com história com o historiador Joel Cleto como guia, concertos barrocos, palestras e uma pizza de sete metros marcam a agenda do ano em que se assinalam 250 anos do desaparecimento de Nicolau Nasoni (02/06/1691 – 30/8/1773)

Já a partir deste mês, a agenda criada pelos Clérigos contempla a iniciativa “O Porto de Nasoni”, um conjunto de passeios mensais com duração de meio-dia, aos fins-de-semana.

O historiador e arqueólogo Joel Cleto será o guia pela obra do ilustre arquiteto italiano neste conjunto de visitas em que serão convidadas figuras ligadas à obra e ao barroco, incluindo-se nos percursos monumentos da cidade do Porto, como a Sé e os próprios Clérigos, e também outros da região, designadamente em Lamego, onde se encontra o Chafariz do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e a capela-mor da Sé desta cidade da região de turismo do Porto e Norte de Portugal.

Outra das iniciativas da agenda será o ciclo de concertos barrocos, na Igreja dos Clérigos, uma homenagem à música italiana e barroca em específico.

Estes concertos vão decorrer a 13 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 13 de julho, 14 de setembro e 5 de outubro, contendo peças tocadas no órgão de tubos e instrumentos vários, como saxofone.

Para lá das atividades por si projetadas, a Irmandade dos Clérigos presta ainda o seu apoio ao curso sobre Nasoni, iniciativa do Museu e Bibliotecas do Porto.

Ainda em programa está o ciclo de conversa com especialistas sobre a obra e a vida de Nicolau Nasoni, momentos com transmissão online e onde os interessados são convidados a conhecer mais sobre um dos nomes maiores da arquitetura europeia.

LFS

 

Porto: Torre dos Clérigos assinala 250 anos da morte de Nicolau Nasoni

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top