Património: Simpósio sobre «Horizontes cistercienses» dedicado ao scriptorium do Mosteiro de Alcobaça

Lisboa, 19 set 2022 (Ecclesia) – De 29 de setembro a 01 de outubro vai realizar-se um simpósio, em formato digital na plataforma Zoom, com o tema “Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção: Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo”.

Esta iniciativa, que tem como entidade parceira o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa, tem como objetivo o “estudo interdisciplinar de iluminuras de manuscritos litúrgicos produzidas desde o final do século XII até ao início do século XVI no scriptorium de Alcobaça através da análise de aspetos materiais (pigmentos e decoração de iluminuras, métodos de encadernação e materiais)”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nos últimos anos, o estudo dos scriptoria cistercienses tem produzido “novos conhecimentos e perspetivas: este projeto pretende discutir e colocar o caso português nesta corrente historiográfica europeia, através do estudo do scriptorium do Mosteiro de Alcobaça, entre os finais do século XII e o XVI”.

LFS

Partilhar:
Share

Data

29 Set 2022 - 01 Out 2022
Expired!

Horário

Todo o dia
Categoria

Últimas