Património: Misericórdias Portuguesas debatem sobre realidade Museológica

Foto DR

Santarém, 24 Mai 2022 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém vão promover, dia 03 de junho, a partir das 10h00, as Jornadas de Museologia nas Misericórdias.

A sétima edição desta iniciativa, que decorre na Igreja da Misericórdia de Santarém, pretende refletir sobre “a realidade e as potencialidades do património museológico detido em todo o país pelas Misericórdias”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves; do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, Renato Bento; do Bispo de Santarém, D. José Traquina; do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos; e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho.

As Jornadas vão aprofundar “as boas-práticas para a proteção e conservação deste património”, mas também “os desafios e as oportunidades que a oferta cultural disponibilizada pelas Misericórdias poderá representar para o desenvolvimento da economia do turismo, para a coesão do território, para a sustentabilidade das Santas Casas e, sobretudo, para a afirmação da sua identidade secular”, refere a nota.

Através das suas realidades museológicas, as Misericórdias têm a possibilidade de “mostrar e divulgar a vasta experiência e conhecimento dos movimentos sociais em cada comunidade, uma vez que ao longo de séculos foram, e ainda são, promotoras de cultura e tradições locais”.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.

LFS

Partilhar:
Share

Data

03 Jun 2022
Expired!

Horário

10:00 - 18:00
Categoria

Últimas