Pastoral Juvenil: Itália recebe Sínodo Salesiano dos Jovens

Lisboa, 12 ago 2024 (Ecclesia) – O Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana convida todos os jovens da congregação a participar no Sínodo Salesiano dos Jovens que se realiza de 11 a 16 de agosto, em Turim-Valdocco e no Colle Dom Bosco, em Itália.

O encontro acontece na celebração do bicentenário do “Sonho dos Nove Anos” de Dom Bosco (1824-2024), fundador dos Salesianos, e reúne 372 participantes (187 mulheres e 185 jovens) de 83 países, com idades entre os 18 e 30 anos.

“A maior parte deles, 293, serão jovens, com direito a voto, incluindo os 14 membros da Secretaria do Sínodo, que representam as sete Regiões Salesianas, e 22 pré-noviços”, informam os Salesianos de Dom Bosco de Portugal.

Esta é uma “oportunidade de reflexão, partilha e projeção conjunta do futuro, com os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora”, acrescentam.

“Não se trata de um simples encontro de jovens: mas de um processo já iniciado há algum tempo nas Províncias, no qual os jovens foram convidados a caminhar juntos, ouvindo, falando e rezando com o objetivo de discernir também juntos o seu futuro e o futuro da Igreja”, explica o coordenador da iniciativa do Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, padre Joebeth Vivo.

O encontro vai ser constituído por três fases: preparatória, celebrativa e de ação.

A primeira etapa vai ser de escuta e de diálogo e vai acontecer em cada província.

Segundo os Salesianos de Dom Bosco de Portugal, a participação de todos vai acontecer através consulta no processo de preparação do Sínodo, para reunir todas as vozes que são expressão dos jovens do mundo.

Já a segunda fase vai ser vivida no Colle Don Bosco, com a metodologia sinodal, em clima espiritual, em pequenos grupos, seguindo-se a assembleia plenária.

Por fim, a fase de ação vai envolver o trabalho do documento final.

No desenvolvimento do debate sinodal vão ser constituídos círculos menores, com base nos idiomas, sendo que cada jovem participa naquele cujo idioma domina melhor (espanhol, português, francês, inglês, italiano) e cada círculo individual vai tratar de todo o Instrumentum laboris (Instrumento de Trabalho).

Este documento, que vai servir de base e ponto de referência durante a discussão sinodal, já foi redigido e é fruto das sugestões e observações dos jovens das diversas províncias.

O objetivo dos círculos menores é fornecer “aos jovens a oportunidade de expressar as suas opiniões e compará-las, para que no final emerjam, de forma concisa, as opiniões em que há consenso e sobre as quais não há”, adiantam os Salesianos.

Em cada grupo, um moderador conduz a discussão e o relator resumirá as opiniões expressas.

LJ/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Setembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top