Natal: «Comunidade Vida e Paz» promove festa de Natal com testemunhos na primeira pessoa

Lisboa, 29 nov 2023 (Ecclesia) – A «Comunidade Vida e Paz» assinala o 35.º aniversário da Festa de Natal, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, com a produção de uma carta aberta com depoimentos recolhidos que vai ser entregue às entidades competentes.

A festa volta à Cantina 1, da Cidade Universitária, em Lisboa, com as pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA), num momento de união, de partilha e de mudança, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A «Comunidade Vida e Paz» quer assinalar esta época “tão especial e aproveitar para alertar as maiores necessidades e problemas vividos pelas pessoas em situação de sem-abrigo e em condição de vulnerabilidade social, através de testemunhos na primeira pessoa”.

O objetivo é produzir um documento que traduza “os depoimentos recolhidos que será entregue às entidades competentes”.

“Estamos a registar no momento atual um aumento de mais de 25% das pessoas que estamos a apoiar e esse número parece que não vai parar. Mas não desistimos e por isso queremos ouvir as pessoas em condição de sem-abrigo e vamos traduzir as suas necessidades e queixas numa carta que vamos fazer chegar as autoridades competentes. Queremos ser motor de mudança”, afirma Renata Alves, diretora-geral da Comunidade Vida e Paz.

A festa de Natal oferece também um conjunto de apoios e serviços, designadamente o acesso ao “Instituto dos Registos e do Notariado, Segurança Social, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, cuidados médicos, barbeiro, duches, roupa, refeições e muita animação”.

No ano passado, a Festa de Natal acolheu 1317 convidados pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social.

O número de convidados deste ano “poderá aumentar pelo contacto da comunidade com pessoas em dificuldades ser cada vez maior, o que significa que teremos de reforçar os serviços, muito valorizados pelas PSSA, tal como o serviço de barbeiro e duches e o de atendimentos na cidadania e saúde”.

Em 2022, graças ao “inestimável apoio de 669 voluntários e diversos benfeitores, em 2022, foi possível proporcionar 577 atos médicos; 221 atendimentos na área da cidadania para a emissão de cartão de cidadão, segurança social, IEFP, apoio jurídico, entre outros; 196 atendimentos pelo EAD; 214 atendimentos no serviço de barbeiro e 132 nos duches; disponibilização de 7.710 peças de roupa e distribuição de 2.910 refeições”.

A festa de Natal da «Comunidade Vida e Paz» proporciona aos convidados momentos de partilha e convívio com os voluntários que, através de pequenos gestos e palavras, motivam as pessoas a transformar as suas vidas.

Ao longo dos três dias da festa é assegurado, através da colaboração de benfeitores (institucionais e privados) e voluntários, o acesso a inúmeros serviços de apoio e, essencial e principalmente, a promoção da motivação necessária para o primeiro passo na reconstrução de um novo sentido de vida.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top