
Música: Roteiro dos órgãos históricos decorre em algumas igrejas do Porto

Porto, 21 out 2022 (Ecclesia) – No âmbito do II Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS) que decorre na área metropolitana do Porto está previsto para esta sexta-feira e sábado um roteiro dos órgãos históricos de algumas igrejas da cidade do Porto.
Esta sexta-feira, às 16h00, decorre um concerto por Samuel Pinto, na Igreja de São Bento da Vitória, e uma hora depois na Igreja dos Carmelitas por Gregório Gomes, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA
A Igreja de Santa Clara acolhe, este sábado, às 11h00, um concerto por Gregório Gomes & Samuel Pinto
O padre Vasco Soeiro, também este sábado, vai estar na Igreja dos Grilos e na Igreja Privativa da Santa Casa Misericórdia do Porto, pelas 12h00 e 15h00 respetivamente.

O roteiro permite conhecer alguns dos órgãos “mais emblemáticos e antigos da cidade e assistir a um recital de apresentação seguindo para a próxima igreja”.
O objetivo principal do FIOMS é preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da diocese e Área Metropolitana do Porto, estimular o interesse pela Música Sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da implementação de uma oferta cultural que seja sustentável, descentralizada, regular e bem articulada entre todos os municípios da região.
O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS) realiza-se de 13 de outubro a 06 de novembro no Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca, Oliveira de Azeméis e Felgueiras.
LFS
Porto: Festival Internacional de Órgão e Música Sacra tem 30 concertos