Mianmar: Fundação AIS promove jornada de oração pela paz naquele país

Lisboa, 30 jan 2023 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS) promove, de 30 deste mês a 01 de fevereiro, um tempo de oração pela paz para Mianmar que tem vindo a ser vítima de “violência brutal, terror e sofrimento”.

A instituição católica convoca os seus benfeitores e amigos em todo o mundo para um tempo de oração pela paz para este país que tem vindo a ser vítima de violência brutal, terror e sofrimento, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“O ataque, profanação e destruição, no dia 14 de janeiro, da centenária Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no vilarejo de Chan-tha-ywa, onde vive uma comunidade católica, os bayingyis, descendentes de portugueses, levou o Papa Francisco a expressar, no dia 22 de janeiro, e uma vez mais, a sua tristeza pelo sofrimento da população civil de Mianmar, que tem vindo a ser sujeita a uma brutal repressão pelos militares no poder desde o golpe de estado de 1 de fevereiro de 2021”, sublinha a nota.

Na ocasião, o Papa pediu as orações de todos para que este conflito “termine rapidamente, dando início a um novo tempo de perdão, amor e paz”.

Em resposta a este pedido e também face aos inúmeros apelos que têm chegado da Igreja de Mianmar, ela própria vítima e testemunha dos ataques dos militares, a Fundação AIS apela aos seus benfeitores e amigos para que rezem por este país asiático, para que a violência termine.

Um período de oração de três dias que se inicia hoje, segunda-feira, dia 30 de janeiro, e se prolonga até quarta-feira, 01 de fevereiro, data em que se assinala o segundo aniversário do golpe militar.

Thomas Heine-Geldern, presidente executivo internacional da Fundação AIS, explica que a instituição tem recebido “inúmeros testemunhos de sofrimento”, e diz que “é muito comovente” ouvir falar de pessoas “que deambulam à beira da estrada, que não sabem para onde ir porque passaram o último ano e meio sem encontrar um abrigo seguro, vagueando frequentemente de um lugar para outro”.

A oração que é proposta aos benfeitores e amigos da FAIS é dirigida especialmente “a todos os deslocados internos, incluindo crianças, mulheres, idosos e doentes nas áreas afetadas”.

Desde o golpe dos militares, a 01 de fevereiro de 2021, passaram “24 meses de luta e horror”, e a Fundação AIS tem testemunhado “o consolo e apoio que a presença de religiosos e religiosas proporciona aos deslocados”, aos fiéis que face aos ataques, por vezes impiedosos às aldeias e vilas onde vivem, são forçados a abandonar tudo e a fugir”.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top