Lisboa: Patriarca convocou paróquias e movimentos para o lançamento do novo ano pastoral
«Que este não seja apenas mais um ano de atividades, mas um verdadeiro tempo de reencontro com Jesus Cristo» – D. Rui Valério

Lisboa, 18 set 2026 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa convocou as paróquias e movimentos eclesiais para o Encontro Diocesano de Lançamento do Ano Pastoral, intitulado ‘Recomeços’, no dia 5 de outubro, a partir das 08h30, no Auditório Senhora da Boa Nova, no Estoril.
“Começamos um novo ano pastoral. E começamo-lo com uma palavra de Jesus que não é apenas um convite, mas é uma provocação, uma abertura e uma promessa: «Vinde e vede». Há um caminho que se inicia sempre assim: alguém escuta e aceita aproximar-se”, explica D. Rui Valério na mensagem-convocatória enviada hoje aos párocos e às comunidades da diocese, divulga o Patriarcado de Lisboa.
O patriarca de Lisboa assinala que o Plano Pastoral 2026-2033, até ao Jubileu da Redenção, coloca à diocese a afirmação «Eu sou o caminho, a verdade e a vida» (Jo 14,6), que “é, ao mesmo tempo, centro e horizonte”, e não é só um lema, mas “uma vocação divina”.
“Queremos caminhar com Cristo, deixarnos iluminar por Ele e aprender d’Ele a viver. Queremos que cada comunidade, cada família, cada grupo, cada movimento, cada paróquia e cada pessoa possam reconhecer que o Evangelho não é uma ideia distante, mas uma vida que chama, transforma e envia”, indica.
D. Rui Valério explica que o Encontro Diocesano de Lançamento do Ano, intitulado ‘Recomeços’, vai ser o momento em que, juntos, receberão o itinerário e serão “enviados para o concretizar, no dia 5 de outubro não vão “apenas apresentar um programa”, no Patriarcado de Lisboa são “chamados a assumir uma missão”.
“Há muita gente que já não procura a Igreja, mas continua a procurar sentido. Há quem viva sem esperança, quem tenha deixado de confiar, quem conheça a linguagem religiosa, mas ainda não fez uma verdadeira experiência de encontro. É precisamente a esses, todos e cada um, que somos enviados. Uma Igreja viva não é uma Igreja instalada.”
Neste primeiro ano, escreve D. Rui Valério, são convidados a começar pelo essencial ‘vir e ver’, que significa sair de onde estão – “da rotina, da indiferença, do cansaço, do modo automático de fazer sempre as mesmas coisas” –, e também deixar que “o encontro com Ele” mude o olhar “sobre Deus, sobre a Igreja, sobre os outros, sobre o mundo”.
O patriarca de Lisboa convoca cada paróquia estar representada pelo pároco, o vigário paroquial, e “mais duas pessoas envolvidas na missão evangelizadora da comunidade”, os responsáveis dos movimentos e obras, e os representantes dos departamentos e serviços da Cúria Diocesana.
O encontro ‘Recomeços’ vai realizar-se durante todo o dia de 5 de outubro, uma segunda-feira, feriado nacional, a partir das 08h30, no Auditório Senhora da Boa Nova, no Estoril, e é de inscrição obrigatória, informa o Patriarcado de Lisboa.
LJ/CB/OC


