JMJ Lisboa 2023: Paróquia do Parque das Nações inaugura mural «O Milagre»

Da artista Zurik, em parceria com o Município de Lisboa, com o alto patrocínio da Fundação JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 02 jun 2023 (Ecclesia) – A Paróquia do Parque das Nações, no Patriarcado de Lisboa, inaugura hoje o mural ‘O Milagre’, que “retrata uma cena entre Maria e Isabel”, da artista colombiana Zurik, às 22h30, no salão paroquial da igreja da Nossa Senhora dos Navegantes.

“O mural retrata uma cena entre Maria e Isabel, num abraço de alegria, superação e gratidão. Isabel não pode ter filhos e Maria traz consigo a bênção que faz dela um milagre, a sua gravidez”, lê-se num comunicado da Fundação JMJ Lisboa 2023, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Este projeto de arte urbana foi pintado na parede lateral do edifício do salão paroquial da igreja da Nossa Senhora dos Navegantes para assinalar a organização desta edição internacional da Jornada Mundial da Juventude nesta Paróquia do Parque das Nações.

A artista colombiana Zurik para concretizar o mural ‘O Milagre’ juntou elementos de pintura muralista, de graffiti e de cariz religioso, “num fresco atual, predominantemente em tons de terracota”, com um padrão de azulejos desenhados a partir da rosa-dos-ventos e a silhueta da cidade de Lisboa em grande formato”.

Foto Ricardo Perna/JMJLisboa2023

O comunicado assinala que a capital portuguesa está “banhada por uma luz” que pode ser interpretada de duas formas, “o nascer do sol – novas oportunidades, um recomeço, uma saudação – ou o pôr-do-sol – deixando para trás as dificuldades e os maus momentos.

“Integrando elementos realistas com elementos minimalistas e modernos, mas facilmente reconhecíveis, e uma paleta cromática que se incorpora no espaço e no edifício, com cores suaves”, acrescenta.

A Fundação JMJ Lisboa 2023 informa que a sessão de inauguração, esta sexta-feira, às 22h30, conta com a presença de representantes da edição portuguesa da Jornada Mundial da Juventude, da Câmara Municipal de Lisboa (CML), da Freguesia do Parque das Nações e do pároco, o cónego Paulo Franco.

A Paróquia do Parque das Nações, em parceria com a CML, inaugura este mural com o alto patrocínio da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

A Paróquia do Parque das Nações, com a Galeria de Arte Urbana, do Departamento de Património Cultural da CML, lançou um concurso internacional e recebeu 18 propostas, de quatro países, para a pintura de um mural na parede lateral do edifício do salão paroquial da sua igreja.

A paróquia lisboeta informa, nas redes sociais, que “atendendo ao número de candidaturas e à sua qualidade”, o júri do concurso atribuiu ainda duas menções honrosas, a Mauro Carrafiello e a Gustavo Liuzzi.

Entre os dias 1 e 6 de agosto Lisboa acolhe a Jornada Mundial da Juventude, após as celebrações inaugurais no Parque Eduardo VII, a Missa de Abertura, o acolhimento ao Papa Francisco e a via-sacra, os eventos finais realizam-se no Parque Tejo, entre os municípios de Lisboa e Loures, a vigília e a Missa final da JMJ Lisboa 2023.

A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985)

Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
plugins premium WordPress
Scroll to Top