Lisboa: Conferência dos Oceanos da ONU conta com a participação de líderes religiosos

Lisboa, 21 Jun 2022 (Ecclesia) – A cidade de Lisboa acolhe, de 27 de junho a 01 de julho, a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (ONU) que conta com a participação de líderes religiosos.

No dia 26 deste mês vai realizar-se uma celebração, às 17h30, na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Chiado – Lisboa) onde se rezará pelos oceanos enquanto comunidade de fé, lê-se numa nota enviada à Agência

No Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa, vai decorrer, dia 28 deste mês, das 18h30 às 20h30, um dialogo participativo “Oceania Talanoa: Faith, Indigenous, and Nature’s Moana Shaping and Safeguarding Innovations of the Sea”.

Talanoa é um termo local das Ilhas Fiji que descreve um diálogo participativo e através deste processo, os participantes vão “escutar histórias e preocupações da biorregião única que é a Oceânia, amplificando as vozes dos mais vulneráveis e partilhando ideais para a ação”, refere a nota.

Nesta iniciativa vai participar uma “delegação de líderes das nações indígenas, jovens, líderes episcopais e missionários da Oceânia, Ásia, América do Norte, África e Europa, esperando contribuir para o diálogo a partir da perspetiva da fé”.

O cardeal Sir John Ribat (Arquidiocese de Port Moresby, Papua Nova Guiné) e o arcebispo Peter L. Chong (Presidente da FCBCO e Arcebispo de Suva, Fiji) são oradores confirmados.

Esta iniciativa é uma parceria entre o arcebispo das Fiji e presidente da Federação das Conferências de Bispos Católicos da Oceânia (FCBCO), a Task Force de Ecologia da Comissão Covid-19 do Vaticano, o Institute of Environmental Science for Social Change (ESSC), a Sociedade Missionária de São Columbano, a Sociedade dos Missionários do Verbo Divino, a Gweagal Cultural Connections, a Caritas Internacional, a Caritas Oceânia, a Cáritas Portugal, a Congregação das Irmãs de São José da Paz, a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, a Conferência Jesuíta do Sul da Ásia, o Movimento Laudato Si’ e a Universidade Católica da Austrália.

A conferência é um apelo à ação pelos oceanos – exortando os líderes mundiais e todos os decisores “a aumentarem a ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos”.

LFS

Partilhar:
Share

Data

26 Jun 2022 - 01 Jul 2022
Expired!

Horário

Todo o dia
Categoria

Últimas