Lisboa/Almada: Visita a património religioso integra roteiro do «Open House» 2022

Antiga Igreja de São Julião, hoje Museu do Dinheiro, em Lisboa. Foi adquirida pelo Banco de Portugal à Arquiconfraria de São Julião, em 1933

Lisboa, 14 mai 2022 (Ecclesia) – O ‘Open House Lisboa’ 2022 vai visitar o património edificado na capital portuguesa e em Almada, com um roteiro que inclui igrejas, um seminário e conventos entre os espaços da 11ª edição, nos dias 14 e 15 de maio.

Durante dois dias, o ‘Open House Lisboa’ 2022 vai abrir as portas de 69 espaços onde se destaca a igreja da Oliveirinha, o Convento dos Cardaes, e a igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, em Lisboa, e o Seminário de São Paulo de Almada, da Diocese de Setúbal.

O programa da 11ª edição também propõe a visita a espaços que pertenceram à Igreja Católica como o atual Museu do Dinheiro, na antiga igreja de São Julião (Lisboa), ou antigas casas franciscanas, nomeadamente o Convento de São Pedro de Alcântara e o Convento dos Capuchos (Almada).

E lugares de culto de outras confissões cristãs ou religiões, como a Ermida de São Crispim, que foi cedida à comunidade romena em 2001, onde existe a Paróquia da Entrada de Nossa Senhora no Templo (Igreja Ortodoxa), e a Sinagoga Shaaré Tikvá (Portas da Esperança) da Comunidade Israelita de Lisboa.

O ‘Open House Lisboa’ propõe visitar 69 espaços em Lisboa e Almada, 40 são novidades, e alguns necessitam inscrição; este ano, a iniciativa tem como tema ‘A Rebeldia do Invisível’, e é comissariado pelo estúdio  ‘Aurora Arquitectos’.

Na sua 11.ª edição, constam também visitas sensoriais para pessoas cegas, com baixa visão, com deficiência cognitiva, e uma visita em Língua Gestual Portuguesa (LGP) à sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Palácio Sinel de Cordes.

O ‘Open House Lisboa’, organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa, desde 2012, oferece a um público alargado o “livre acesso à arquitetura da cidade”, e alguns espaços requerem marcação prévia.

A rede ‘Open House Worldwide’, fundada em 1992 por Victoria Thornton, conta com 50 cidades por todo o mundo, como Londres, Nova Iorque, Buenos Aires, Lagos ou Seul, com cerca de dois milhões de visitantes só no ano de 2019; Em Portugal, em 2015 e 2016, foi realizado também o ‘Open House Porto’.

CB

Partilhar:
Share
Tags:

Data

14 - 15 Mai 2022
Expired!

Horário

Todo o dia
Categoria

Últimas