Laudato Si’: Rede Cuidar da Casa Comum e Igrejas Cristãs dinamizam vigília ecuménica
Lisboa, 24 mai 2024 (Ecclesia) – A Rede Cuidar da Casa Comum (R3C), em conjunto com Igrejas Cristãs, promove esta sexta-feira, dia 24 de maio, uma vigília ecuménica de oração no âmbito da Semana Laudato Si’, às 21h00, na Igreja Presbiteriana Lisbonense.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Associação R3C explica que esta vigília ecuménica de oração é dinamizada com “diversas Igrejas Cristãs da região de Lisboa” e vai realizar-se presencialmente, na Igreja Presbiteriana Lisbonense (Rua Tomás da Anunciação, em Campo de Ourique), e pode ser acompanhada online, pela plataforma Zoom (ID da reunião: 813 2326 3185 / Senha: casacomum).
“A consciência da crise social e climática que assola a nossa casa comum e a procura de caminhos para a reverter têm sido fontes de convergência das diversas tradições religiosas e a celebração de dia 24 será um novo momento de reafirmar esse consenso”, destaca a Rede Cuidar da Casa Comum.
Esta Vigília Ecuménica de Oração realiza-se no âmbito da Semana Laudato Si’ 2024, que está a decorrer até domingo, dia 26 de maio, com a R3C e parceiros – Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel, o Corpo Nacional de Escutas e o Focus Ecológico de Marvila – a proporem vários “desafios para semear e colher sementes de esperança em todo o país”.
Entre as diversas iniciativas está a proposta de “uma maratona fotográfica” que sugere a “constituição de pequenos grupos em qualquer ponto do país”, que “serão desafiados a refletir sob os objetivos ‘Laudato Si’ e sair para as ruas e campos à procura da fotografia que melhor simboliza o aspeto principal dessa reflexão”, explica, por sua vez, o Grupo Cuidar da Casa Comum de Santa Isabel, da Paróquia de Santa Isabel, em Lisboa.
No último dia da Semana ‘Laudato Si’, este domingo, 26 de maio, o Foco Ecológico de Marvila (Lisboa) organiza “um extenso programa de atividades” com foco na sustentabilidade, nomeadamente uma ação de rua simbólica (recolha de lixo com a Patrulha Lata) e uma ação de sensibilização (separação de resíduos e compostagem), no Parque da Bela Vista.
A Semana ‘Laudato Si’ foi instituída em 2020 como uma forma de celebrar por todo o mundo a publicação, em 2015, da encíclica ecológica e social Laudato Si, do Papa Francisco, que este ano de 2024 comemora nove anos.
‘Sementes da esperança’, é o tema da Semana Laudato Si 2024, promovida pelo Movimento internacional Laudato Si’ (MLS) que pretende inspirar “uma transformação pessoal e cultural” face às crises ecológicas e climáticas, publicou também um guião com propostas diárias, oração e compromisso; nesta semana especial também é divulgada a mensagem do Papa Francisco para o ‘Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação’ (1 de setembro), que marca o início do «Tempo da Criação» 2024.
LJ/CB