JMJ: Diocese de Coimbra prepara receção dos símbolos, a 2 de abril
Cruz dos Jovens e ícone de Nossa Senhora vão ser recebidos na estação de Coimbra – A
Lisboa, 22 mar 2023 (Ecclesia) – Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão chegar à Diocese de Coimbra no dia 2 de abril, vindos de Aveiro de comboio até à estação ferroviária em ‘Coimbra-A’.
“Depois de terem percorrido toda a Diocese de Aveiro, chega a vez da cidade de Coimbra acolher a Cruz Peregrina da JMJ e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que chegarão de comboio à estação de comboios de Coimbra A, cerca das 14h44”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A organização prevê a saída dos símbolos, “transportados num carro de Bombeiros Sapadores, que será acompanhado por um grupo de motards, rumo à Calçada Santa Isabel, “onde chegados à igreja da rainha Santa, haverá um momento de oração e acolhimento”, preparado pelo coro da comunidade das 11h do Seminário Maior de Coimbra.
Esse momento será marcado pela companhia da imagem da Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade, que, “pela primeira vez, sai à rua fora da procissão que acontece por ocasião das Festas da cidade de Coimbra”.
“Os símbolos serão transportados por diversas entidades de segurança e proteção. Além dos Bombeiros do concelho de Coimbra, também vão marcar presença membros da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Exército e Polícia Municipal”, pode ler-se.
A organização dá conta da participação de “grupos etnográficos e folclóricos do concelho de Coimbra que, frente ao Portugal dos Pequenitos vão apresentar um momento cultural e musical”, sendo participado por estudantes, escuteiros e membros da equipa do Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra.
“Segue-se um momento especial de oração na igreja de Santa Cruz, animado pelo Coro COD Coimbra, para depois terminar este percurso na Câmara Municipal de Coimbra, onde o respetivo presidente receberá com toda a solenidade os símbolos JMJ, na companhia do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, entre outras figuras”, apresenta a organização.
A passagem dos símbolos pela diocese de Coimbra vai acontecer até ao dia 30 de abril, data na qual será feita uma cerimónia de entrega à Diocese de Leiria-Fátima, na cidade de Pombal.
LS