Igreja: Vaticano promove encontro internacional dedicado aos santuários

Para reitores e colaboradores, onde vão estar representados santuários portugueses

Vaticano, 07 nov 2023 (Ecclesia) – O Dicastério para a Evangelização (Santa Sé) promove o II Encontro Internacional para Reitores e Colaboradores de Santuários, com a presença de responsáveis portugueses, de 9 a 11 de novembro, no Vaticano.

“É importante reencontrar-se porque os santuários são um lugar especial de evangelização; Estes encontros são importantes para nós porque permitem-nos encontrar diretamente com os responsáveis ​​dos santuários internacionais e ter não só uma visão realista e concreta de como é a vida nos santuários, mas sobretudo pela oportunidade de oferecer a todos linhas de reflexão para que haja uma pastoral unitária”, disse o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, ao portal ‘Vatican News’.

O II Encontro Internacional de Reitores e Colaboradores de Santuários, organizado pela Secção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, do Dicastério para a Evangelização, é uma das iniciativas de preparação do Ano Santo em 2025, tem como tema ‘O Santuário: casa de oração – a caminho rumo ao Jubileu 2025’, e vai realizar-se, entre quinta-feira e sábado, de 9 a 11 de novembro, na Sala Paulo VI, no Vaticano.

A Diocese de Angra informa que dois representantes de santuários diocesanos vão participar nesta iniciativa, o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, do Pico, o padre Marco Martinho, e o padre Dinis Silveira, em representação do Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, em São Jorge.

Com um tema centrado na oração, pró-prefeito do dicastério, D. Rino Fisichella, salienta que o santuário é “verdadeiramente um lugar onde se reza” e há muitas formas de oração nestes lugares: “a oração do silêncio, a oração de quem contempla o ícone da Virgem e dos santos”.

Do programa constam temas como ‘oração de intercessão’; ‘oração do pecador’; ‘Como rezar com música e o canto’, ‘oração na arte’; ‘oração popular’;

O arcebispo D. Rino Fisichella vai falar no último dia, sábado, sobre ‘o santuário rumo ao Jubileu da Esperança’, antes da audiência com o Papa Francisco que encerra o II Encontro Internacional para Reitores e Colaboradores de Santuários, a caminho do Jubileu 2025.

“Sabemos que o Papa Francisco ama profundamente a piedade popular, porque é aquela forma de espiritualidade própria do povo que depois encontra suas formas mais imediatas precisamente na vida dos santuários; vê como um lugar privilegiado de piedade popular e, portanto, também daquela fé vivida, daquela fé que vem do coração, daquela fé que se faz tocando a imagem e do sentir uma proximidade muito particular com o ícone da Virgem Maria ou dos santos”, referiu o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

A organização destaca que são “três dias de trabalho” com numerosos conferencistas, entre os quais reitores e colaboradores de santuários de todo o mundo, que vão dar continuidade ao primeiro Encontro Internacional, realizado em 2018.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top