Igreja: Vaticano divulgou programa da viagem do Papa ao Barém

Foi também conhecido o logotipo da viagem de Francisco ao reino da península arábica

Foto: Vatican Media; Papa Francisco e o Rei do Barém numa fotografia na Catedral de Nossa Senhora da Arábia, em Awali

Cidade do Vaticano, 06 out 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai visitar o Reino do Barém, de 3 a 6 de novembro, por ocasião do ‘Fórum do Barém para o Diálogo’, e o Vaticano publicou hoje o programa e o logotipo da 38° Viagem Apostólica.

Do programa, divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, destaca-se a Missa que o Papa vai presidir no Barém National Stadium, em Awali, às 08h30 locais, de 5 de novembro, para além de vários encontros e discursos em quatro dias de viagem.

Francisco chega a Awali no dia 3 de novembro, às 16h30 locais, e após a receção oficial, o Papa faz uma visita de cortesia ao monarca do Bahrein, o rei Hamad bin Isa al-Khalifa, no Sakhir Royal Palace.

Em dezembro de 2021, Francisco escreveu ao rei do Barém por ocasião da consagração da nova catedral dedicada a Nossa Senhora da Arábia, em Awali; os dois responsáveis encontraram-se no Vaticano a 3 de fevereiro de 2020.

O Sakhir Royal Palace acolhe também a cerimónia de boas-vindas ao Papa, seguindo-se o encontro com as autoridades, a sociedade civil, o corpo diplomático, e o primeiro discurso de Francisco.

Na manhã do dia seguinte, 4 de novembro, o Papa participa na conclusão do ‘Fórum do Barém para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana’, na Praça Al-Fida’, onde profere o seu segundo discurso, dentro da estrutura do Sakhir Royal Palace.

Ainda neste segundo dia de visita ao reino da península arábica, Francisco tem um encontro privado com o grande imã de Al-Azhar, a partir das 16h00 locais, na Residência Papal junto ao Sakhir Royal Palace; o Papa e Ahmad Al-Tayyeb assinaram a Declaração de Abu Dhabi, apresentada como “histórica”, pelo Vaticano, que condena o terrorismo e a intolerância religiosa, no dia 4 de fevereiro de 2019.

A terceira e quarta intervenção de Francisco estão reservadas respetivamente para o encontro com os membros do Conselho dos Muçulmanos Idosos (Muslim Council of Elders), às 16h30, na mesquita do Sakhir Royal Palace, e para o Encontro Ecuménico / Oração pela Paz, na Catedral de Nossa Senhora da Arábia, a partir das às 17h45.

No sábado, 5 de novembro, para além da Eucaristia no estádio nacional do Barém, o Papa vai ter um encontro com jovens, às 17h00, na Escola do Sagrado Coração, o proferir o seu quinto discurso.

No dia seguinte, o último da visita ao reino no Golfo Pérsico, Francisco viaja para Manama, a capital do Barém, onde tem um encontro de oração e o ângelus com bispos, sacerdotes, consagrados e os agentes da pastoral, na igreja do Sagrado Coração.

Segundo o programa, após o sexto e último discurso da 38° Viagem Apostólica, o Papa volta a Awali, para regressar ao Vaticano, às 13h00 locais; a chegada a Roma está prevista para as 17h00 (menos uma hora em Lisboa).

O Vaticano também divulgou esta quinta-feira o logotipo e o tema desta visita – ‘Paz na terra aos homens de boa vontade’ -, que é inspirado nas palavras cantadas pelos anjos na história do nascimento de Jesus no Evangelho de Lucas.

A imagem da viagem apostólica ao Barém é formado pelas bandeiras do reino da península arábica e da Santa Sé, representadas de forma estilizada com duas mãos abertas para Deus, simbolizando também o compromisso dos povos e nações para se encontrarem num espírito de abertura, sem preconceitos, como “irmãos e irmãs”; o fruto do encontro fraterno é o dom da paz simbolizado pelo ramo de oliveira no centro das “duas mãos”.

No logotipo ‘Papa Francisco’ está escrito com a cor azul que indica que esta viagem é confiada à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora das Arábias.

CB

Partilhar:
Share

Data

03 - 06 Nov 2022
Expired!

Horário

Todo o dia
Categoria

Últimas