Igreja: Sociedade Missionária da Boa Nova apresenta programa de preparação do centenário (c/vídeo)

Data vai ser assinalada em 2030 e preparada num itinerário que se prolonga por sete anos, como «uma esteira», indica o padre Adelino Ascenso

Aveiro, 24 out, 2023 (Ecclesia) – A Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) vai lançar esta terça-feira, dia 24 de outubro, no Seminário das Missões, em Cucujães, o programa de preparação rumo ao Centenário, a celebrar em 2030.

O padre Adelino Ascenso, superior geral da SBMN, disse no programa ECCLESIA, transmitido esta segunda-feira, na RTP2, que o programa vai contar com uma “sessão solene”, pelas 16h00, e inclui a inauguração de uma “exposição missionária”.

Além disso, na agenda está também uma conferência sobre os inícios da Sociedade Missionária da Boa Nova no contexto da Igreja em Portugal e o futuro da SMBN, proferida por D. Carlos Azevedo, delegado do Comité Pontifício das Ciências Históricas.

Segue-se a apresentação do itinerário, que se vai prolongar “como uma esteira” ao longo dos próximos sete anos, até 2030, que tem como lema “Servidores das Bem Aventuranças”.

De acordo com uma nota enviada à Agência ECCLESIA, “cada ano terá uma frase das Bem-aventuranças”, um tema específico e um propósito.

A 3 de outubro de 1930, o Papa Pio XI nomeou o primeiro superior geral da “erigenda” Sociedade Portuguesa das Missões Católicas, D. João Evangelista de Lima Vidal, que era bispo de Vila Real.

“Já tinha sido bispo de Angola e, mais tarde, viria a ser também bispo de Aveiro”, lembrou o padre Adelino Ascenso no programa Ecclesia, emitido esta segunda-feira na RTP2.

“Depois, havia colégios das missões. O colégio de Tomar no Convento de Cristo, o colégio de Cernache do Bonjardim e também Cucujães, que tinha sido a casa mãe dos Beneditinos. E o Papa disse que quando a Sociedade Missionária fosse criada, que esses colégios passariam a seminários da Sociedade Missionária”, acrescenta o superior geral da SBMN.

O padre Adelino Ascenso lembrou que, em 1930, “o Papa Pio XI escreveu uma carta aos bispos portugueses” a pedir “que cedessem alguns dos seus padres para a formação nos três seminários”.

“Houve cinco dioceses que responderam positivamente e vieram padres para a nossa formação, além de dois que vieram de Itália e que ficaram connosco muito tempo. Vieram padres da Diocese de Braga, da Diocese do Porto, da Diocese de Vila Real, da Diocese de Leiria e do Patriarcado. Portanto esses foram os primeiros formadores dos seminaristas da Sociedade Missionária”, referiu.

Em 1933, o padre Garcês foi o primeiro sacerdote a ser ordenado.

Seguiu-se depois a partida de missionários para Moçambique, em 1937; para Angola e Brasil, em 1970; para a Zâmbia, em 1980; e para o Japão, em 1998.

LJ/PR

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top