Igreja/Sociedade: EAPN-Portugal promove congresso nacional sobre «Diálogos sobre a Pobreza»

Lisboa, 19 Abr 2022 (Ecclesia) – A Rede Europeia Anti-Pobreza assinala em 2022 os 30 anos de vida em Portugal e está a organizar um congresso nacional «Diálogos sobre a Pobreza» composto por quatro seminários temáticos a realizar em quatro cidades do país.

Com esta iniciativa, a EAPN-Portugal pretende trazer para “a discussão pública a questão da pobreza e exclusão social, enquanto negação dos direitos humanos fundamentais e refletir sobre as diferentes dimensões que impactam e são impactadas pela condição de pobreza”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro seminário realiza-se na cidade do Porto, Salão Nobre da Faculdade de Economia daquela cidade, dia 30 de abril, e tem como tema central «A Luta contra a Pobreza em Portugal: Desafios e Oportunidades», refere o programa.

A cidade de Aveiro recebe, dia 14 de maio, no Auditório Carlos Borrego da Universidade de Aveiro, o segundo seminário que tem como tema «Trabalho, Pobreza e Desigualdades».

A 28 de maio, no Auditório da Escola de Medicina da Universidade do Minho, na cidade de Braga decorre o terceiro seminário sobre «O binómio Saúde e Pobreza: Uma análise de causalidade».

O último seminário realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 03 de junho, e tem como pilar das reflexões «O papel da economia no combate à pobreza».

A pobreza vive de “mão dada com o desemprego, a instabilidade laboral, a ausência de recursos financeiros, as dificuldades no acesso à educação e à saúde e a má qualidade da habitação”.

Durante a pandemia COVID-19 e durante os períodos de crise socioeconómica todos estes fatores “se agravam, juntamente com o estigma, a vergonha, a discriminação e a exclusão associadas à pobreza”, sublinha a nota.

LFS

Partilhar:
Share
  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Tags:

Data

28 Mai 2022

Horário

8:00 - 18:00
Categoria

Últimas