Igreja: Responsáveis da Catequese projetam o «pós JMJ» e refletem sobre o «cuidado de menores»

Foto: Educris

Fátima, 06 jul 2023 (Ecclesia) – Os responsáveis diocesanos da catequese reúnem-se, dia 07 de julho, em Fátima, para vai o “avaliar o ano catequético” e “lançar as propostas para a catequese no pós Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”.

Este encontro vai apresentar “uma proposta de catequese, para os adolescentes no período pós JMJ Lisboa 2023”, refere a irmã Arminda Faustino, coordenadora da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Celebrar a JMJ lisboa 2023 – experiências que mudam a vida» vai ser a proposta da catequese nacional para os adolescentes dos 12 aos 15 anos, que compreende “o tempo do aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário”.

Esta proposta pretende partilhar e celebrar a experiência “de eclesialidade que é a JMJ e que a todos vai tocar”.

Durante os últimos quatro anos, o SNEC lançou uma proposta de caminho, com o «Say Yes’- aprender a dizer sim».

A própria passagem dos símbolos pelas dioceses tocou e “mexeu com a catequese e foi envolvendo muitos catequistas e catequizandos”.

Nos últimos anos a aposta “clara e real” na catequese da adolescência, agora denominada de ‘tempo 3 e 4’, é consequência “da reflexão que temos feito acerca de uma faixa etária tão rica e desafiante”, lê-se.

Para janeiro de 2024, o tempo do aprofundamento “mistagógico e o discipulado missionário vão contar com novos materiais catequéticos resultado do trabalho entre o SNEC, a Salesianos Editora e o grupo de trabalho do Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”.

Presente na sessão de trabalho vai estar Rute Agulhas, coordenadora do grupo Vita, um serviço que pretende “acolher, escutar, acompanhar e prevenir as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal”.

“As crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos vulneráreis são a prioridade da catequese e a ligação ao grupo Vita vai permitir aprender mais, adotar um olhar com profundo respeito e com as ferramentas necessárias para antecipar, prevenir, e acompanhar com maior qualidade os que precisam”, completa.

Esta é a primeira reunião entre o SNEC e os secretariados diocesanos da catequese onde marca presença D. António Azevedo, que tomou posse recentemente como presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

LFS

Partilhar:
Tags:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top