Igreja/Portugal: Santuário de Fátima acolhe Jornadas de Formação do Clero das dioceses do centro

Tema «Evangelização e comunidades» marca programa de conferências, ateliers e concertos

Guarda, 24 jan 2024 (Ecclesia) – As dioceses do centro de Portugal vão reunir o clero, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, no Santuário de Fátima, para as Jornadas de Formação.

Até ao momento, registam-se cerca de 250 inscrições e apesar de o período para garantir a presença no encontro ter terminado a 31 de dezembro, a organização considera que podem aparecer interessados “ao longo dos próximos dias”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com o tema “Evangelização e comunidades”, as Jornadas de Formação do Clero vão contar com os bispos das seis dioceses do centro de Portugal, – Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu – bem como padres, diáconos e alguns seminaristas em final de formação.

O Centro Paulo VI vai ser palco de conferências com o jurista e presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNPJ), Pedro Vaz Patto, no dia 30 de janeiro, que aborda o tema “A Paz e o diálogo entre culturas e religiões. Desafios atuais para a Europa e para Portugal”.

No dia 31 do mesmo mês é a vez do bíblico espanhol Santiago Guijarro, que se vai debruçar sobre “A conversão e a difusão do cristianismo na primeira geração”.

O pastoralista italiano Paolo Asolan é a figura do último dia de Jornadas de Formação do Clero que conduz o tópico “Da pastoral de manutenção à condição de discípulos missionários”.

Por sua vez, o período da tarde dos respetivos dias vai ser ocupado com a realização de ateliês temáticos, “onde se poderá dialogar em espírito sinodal com a ajuda de alguns peritos”, adianta a Diocese da Guarda.

Na última semana, o grupo de trabalho das Jornadas, constituído por um elemento de cada uma das dioceses do centro de Portugal, esteve reunido para ultimar o programa da iniciativa.

As Jornadas de Formação do Clero vão incluir dois concertos abertos ao público em geral: o primeiro acontece no dia 30 de janeiro, às 21h30, na Basílica Nossa Senhora do Rosário, e trata-se de um concerto de órgão, com João Santos; já o segundo é um concerto de inspiração cristã com Claudine Pinheiro e tem lugar no Salão do Bom Pastor, no dia 31 de janeiro, às 21h30.

Por sua vez, o período da tarde dos respetivos dias vai ser ocupado com a realização de ateliês temáticos, “onde se poderá dialogar em espírito sinodal com a ajuda de alguns peritos”, adianta a Diocese da Guarda.

Esta iniciativa conjunta, para as seis Dioceses do centro de Portugal “nascem da vontade” respetivos bispos diocesanos – Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu – “unirem sinergias e efetuarem caminhos de comunhão”.

CB/LJ/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top