Igreja: Papa Francisco vai encerrar a 50.ª Semana Social dos Católicos na Itália

Foto Ricardo Perna

Cidade do Vaticano, 25 jan 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai encerrar a 50.ª Semana Social dos Católicos na Itália, o encontro plurianual da Conferência Episcopal Italiana (CEI), no dia 7 de julho (domingo), em Trieste.

“O Santo Padre estará connosco no domingo, 7 de julho, para levar uma mensagem aos participantes do evento em Trieste e para celebrar a missa”, informou em comunicado o Conselho Permanente dos Bispos Italianos, que esteve reunido entre 22 e 24 de janeiro.

A Semana Social dos Católicos na Itália, iniciativa da Conferência Episcopal Italiana, vai realizar-se de 3 a 7 de julho, em Trieste, este encontro plurianual aprofunda e relança a mensagem social cristã e orienta a ação dos fiéis nas várias categorias do mundo do trabalho.

Esta iniciativa foi apresentada a 15 de setembro de 2023, na Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão, o arcebispo de Catânia, presidente do comité organizador, realçou que o nome tinha mudado para Semana Social dos Católicos “na Itália”, e não dos “italianos”, como “sinal de abertura e reconhecimento” da presença no país e nas comunidades cristãs de “pessoas de muitos lugares do mundo”.

D. Luigi Renna explicou que numa cidade fronteiriça como Trieste, “multiétnica e marcada por divisões políticas ao longo da história”, vão falar de “participação na vida democrática no 75.º aniversário da Constituição italiana”.

A Semana Social dos Católicos na Itália, iniciativa da Conferência Episcopal Italiana, vai realizar-se de 3 a 7 de julho, e 1500 delegados, escolhidos pelas dioceses e associações, iniciaram um caminho de preparação em novembro de 2023.

“O futuro da Itália requer pessoas capazes de se envolver e colaborar entre si para regenerar os espaços da vida, mesmo os mais marginais e cansados, reforçando a capacidade de escolher democraticamente e de viver o poder como um serviço a ser partilhado”, lê-se documento preparatório da 50.ª Semana Social.

‘No coração da Democracia’, tema do encontro, querem encontrar “a participação e a paz, o trabalho e os direitos, a migração e o direito a uma vida livre e digna, a ecologia integral, uma economia que coloque o homem e a natureza no centro”, acrescenta o documento, disponível no sítio online do encontro da Conferência Episcopal Italiana.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  
Scroll to Top