Igreja: Ordenação episcopal de D. Joaquim Dionísio na Catedral de Lamego

Celebração decorre este domingo, às 16h00, na catedral,

D. Joaquim Dionísio Foto: Diocese de Lamego

Lamego, 14 jul 2023 (Ecclesia) – A ordenação episcopal de D. Joaquim Dionísio, novo bispo auxiliar da Diocese do Porto, está marcada para este domingo, dia 16 de julho, às 16h00, na Catedral de Lamego.

D. Joaquim Dionísio, de 54 anos, foi nomeado a 26 de maio pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Diocese do Porto, juntamente com D. Roberto Mariz.

“Como bispo auxiliar, estou disponível para colaborar, com vontade de ajudar a edificar a Igreja. Mas é uma missão difícil, exigente, espero poder corresponder”, assinala o novo responsável à Agência ECCLESIA.

O novo auxiliar da Diocese do Porto vai ser ordenado bispo este domingo, às 16h00, na Catedral de Lamego, a sua diocese natal.

“Levo as minhas raízes, valores, princípios que bebi no berço e, sobretudo, esta grande vontade de abarcar um novo desafio, sabendo que o Porto é uma realidade muito distante daquela onde tenho vivido, em Lamego. Levo aquilo que sou, o que aprendi, com muito espaço para crescer e aprender”, disse D. Joaquim Dionísio.

Atualmente, ao serviço da Diocese de Lamego, era reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, pároco de São João Baptista em Quintela da Lapa, de Nossa Senhora das Neves em Granjal e de Nossa Senhora da Conceição em Lamosa.

D. Joaquim Dionísio foi pároco, capelão de comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, reitor do Seminário Maior de Lamego, diretor do Semanário Diocesano ‘Voz de Lamego’, diretor da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios, presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social e diretor da sua Escola Profissional, diretor do Centro de Estudos “Fé e Cultura” para a formação dos agentes de pastoral e membro de vários Conselhos Diocesanos, sendo atualmente reitor do Santuário da Lapa e pároco; possui o mestrado em Teologia Dogmática pelo ‘Institut Catholique’ de Paris.

Um bispo auxiliar tem como missão coadjuvar o bispo diocesano nas tarefas apostólicas, sem direito de sucessão; na sua nomeação, é-lhe atribuído o título de uma diocese que existiu no passado.

D. Joaquim Dionísio foi nomeado com o título simbólico de Parténia, diocese histórica na atual Argélia – título anteriormente atribuído a D. Jacques Gaillot, falecido a 12 de abril deste ano.

A Diocese de Lamego está a promover sessões de preparação para a ordenação episcopal de D. Joaquim Dionísio e realiza mais um encontro esta sexta-feira, dia 14 julho, a partir das 21h30, no Teatro Ribeiro Conceição, e convidou o professor universitário João Duque, pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e o padre António Jorge, da Diocese de Viseu.

A celebração vai ser transmitida em direto nas redes sociais da Diocese de Lamego.

CB

 

Igreja/Portugal: «Levo as minhas raízes, valores, princípios» – D. Joaquim Dionísio (c/vídeo)

 

 

Igreja/Portugal: D. Joaquim Dionísio deixa primeira mensagem à Diocese do Porto

 

Igreja/Portugal: Papa nomeou D. Joaquim Dionísio e D. Roberto Mariz como bispos auxiliares para a Diocese do Porto

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top