Igreja/Música: Inauguração do restauro do órgão da Igreja de Santa Maria do Zêzere
Porto, 13 jul 2024 (Ecclesia) – A inauguração do restauro do órgão histórico da Igreja de Santa Maria do Zêzere (Diocese do Porto) vai ocorrer dias 13 e 14 deste mês com dois concertos didáticos.
A inauguração e dinamização cultural está a cargo do maestro, organista e musicólogo Nuno Mimoso e na fase de inauguração estão previstos 2 concertos didáticos (dias 13 e 14 e julho), 12 visitas musicais ao instrumento e 2 oficinas para jovens músicos, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A requalificação da Igreja de Santa Marinha do Zêzere foi assumida pelo Município de Baião, com apoio do Programa Operacional NORTE2020.
No património integrado deste monumento, avultava o órgão datado de 1793, obra da oficina Souza de Braga.
A sua máquina dispõe dum teclado de 51 notas e 20 meios-registos (sonoridades diferentes) que fazem soar 792 tubos, alimentados pelo vento dos 3 antigos foles.
Este instrumento, que permanecia mudo há quase um século, foi restaurado na Oficina e Escola de organaria do mestre Pedro Guimarães.
As sonoridades centenárias deste órgão podem agora ser redescobertas pelos zezerenses e por aqueles que visitarem a freguesia duriense.
É mais um recurso artístico ao serviço do culto e da cultura da Região.
LFS