Igreja/Ensino: Irmãos Maristas celebram 75 anos de presença em Portugal

 

Lisboa, 06 out 2022 (Ecclesia) – Os Irmãos Maristas estão a comemorar 75 anos de presença em Portugal, e também vão celebrar este aniversário com uma Eucaristia, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, no dia 15 de outubro, na Basílica da Estrela.

Uma nota, da direção do Externato Marista de Lisboa, enviada à Agência ECCLESIA, informa que para assinalar estes 75 anos “ao serviço da educação das crianças e dos jovens” vai ser celebrada uma Missa, presidida por D. Manuel Clemente a partir das 09h30, em Lisboa.

‘Formar bons cristãos e honrados cidadãos’ é o lema da missão educativa Marista que também estão presentes no Colégio de Carcavelos, em Ermesinde e em Vouzela.

Os Irmãos Maristas celebram os 75 anos de presença em Portugal, no dia 13 de outubro, a data da abertura do Externato Marista de Lisboa, a primeira obra deste instituto em território nacional.

“Celebrar 75 anos é ocasião para dar graças a Deus por todo o bem realizado, e enaltecer o papel fundamental de todos os que deram o seu melhor por encarnar este projeto, em particular os que já não estão entre nós”, escreveu o delegado Irmãos Maristas em Portugal, numa nota publicada online.

O irmão António Leal acrescenta que é ocasião também para “pedir perdão” pelas vezes que falharam às pessoas e não serviram o Evangelho, e renovar o compromisso “na missão de oferecer um projeto de esperança e de sentido às crianças e jovens” que estão nas suas.

O instituto religioso também desenvolve “vários projetos de caráter educativo e social”, através da Fundação Champagnat.

Os irmãos Maristas em Portugal fazem parte da Província Marista de Compostela, que engloba as presenças do Noroeste da Espanha e das Honduras, e que estão a celebrar o ‘Ano das Vocações Maristas’.

A Província de Compostela tem mais de dois mil Maristas de Champagnat, que “trabalham apaixonadamente na educação de mais de 15 mil crianças e jovens”.

O Instituto dos Irmãozinhos de Maria, que está presente nos cinco continentes, foi fundado por São Marcelino Champagnat, em La Valla, na França, há 205 anos, a 2 de janeiro de 1817, como resposta à “necessidade de educação e evangelização das crianças e dos jovens”, especialmente dos mais necessitados, para quem sonhava com um “ambiente seguro, sentindo que ‘educar um deve amar’”.

CB

 

Partilhar:
Share

Data

15 Out 2022
Expired!

Horário

9:30
Categoria

Últimas