Igreja: Diocese de Angra institui nove candidatos nos ministérios de Leitor e Acólito

Angra do Heroísmo, Açores, 15 out 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que o Seminário Episcopal vai apresentar nove candidatos para serem instituídos nos Ministérios de Leitor e Acólito, este domingo, dia 20 de outubro, pelas 16h00, na igreja de São José, em Ponta Delgada.

“São pessoas que estão integradas na comunidade que atesta a idoneidades destes candidatos. A maioria está empenhada na vida da igreja e agora dá mais este passo num sentido de um compromisso ainda maior”, disse o diretor da Comissão Diocesana de Acólitos, ao portal online ‘Igreja Açores’.

Entre os candidatos está um finalista do seminário diocesano, Fábio Silveira, aluno do sexto ano do Seminário Episcopal de Angra é natural da Paróquia da Candelária-Monte, na ilha do Pico.

Vão ser também instituídos oito candidatos ao diaconado permanente, que se encontram no último ano de formação: Manuel Gonçalves, da Paróquia das Lajes, na ilha do Pico, e Paulo Roldão, da Paróquia do Porto Judeu, na ilha Terceira.

O grupo de futuros diáconos permanentes fica completo com os candidatos da ilha de São Miguel: Armando Cordeiro, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima; Artemísio do Nascimento, da Paróquia da Matriz-Vila Franca; Francisco Silva, Paróquia de S. José; Roberto Serpa, Paróquia da Fajã de Baixo; Rui Pacheco, comunidade do Santo Cristo, Valeriano Correia, Unidade Pastoral dos Arrifes.

“Cada membro tem a sua função, ninguém se sobrepõe a ninguém, ninguém é melhor do que ninguém e estes candidatos vão prestar um serviço à Igreja”, salientou o padre Marco Sérgio Tavares, divulga o sítio ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.

O diretor da Comissão Diocesana de Acólitos espera que a diocese avance para a instituição do ministério do catequista, lembrando que “foi algo que o Papa Francisco já afirmou e decidiu ser possível”, e em Angra podiam “dar passos nessa instituição também”.

A Diocese de Angra explica que os ministérios instituídos são serviços eclesiais que a Igreja confere, com um rito próprio, aos fiéis chamados a exercer funções especiais na comunidade, os ministérios de Leitor e de Acólito, para o serviço da Palavra, da Eucaristia e dos sacramentos, antes eram chamados de ordens menores.

O Seminário Episcopal de Angra é uma instituição de ensino e formação diocesana que foi inaugurada no dia 9 de novembro de 1862, no Convento de São Francisco de Angra, 328 anos depois da fundação da Diocese de Angra, e dava cumprimento à “norma tridentina e ao desejo do clero quanto à fundação de um seminário”.

Um século antes, o então bispo de Angra, D. Frei José da Avemaria, já exigia que “sem a competente certidão de frequência, aproveitamento e capacidade dos pretendentes, não podiam ser admitidos às Ordens, neste bispado”.

No dia 18 de junho, o bispo de Angra anunciou que os candidatos ao sacerdócio na diocese vão fazer as duas etapas conclusivas da sua formação no Porto, continuando a ser acompanhados pelo Seminário Episcopal, que mantém a sua atividade nos Açores; a partir deste ano letivos 2024/2025, os seus alunos vão realizar o percurso académico na Faculdade de Teologia da UCP do Porto, com exceção do Ano Pastoral e do Ano de Estágio, e ficam no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, da Diocese do Porto.

Neste contexto, o Seminário de Angra vai disponibilizar espaços para acolher jovens universitários de outras ilhas e que estejam envolvidos em trabalho pastoral, informou o reitor, padre Emanuel Valadão Vaz, em carta enviada ao clero diocesano, divulgada no dia 26 de julho.

Ao longo de 161 anos de existência, o Seminário Episcopal de Angra formou diversas gerações de alunos, praticamente todos os sacerdotes açorianos, sete bispos, e foi a principal e única escola de formação superior de centenas de homens, que influenciaram a cultura e a sociedade açorianas, era a única instituição de ensino superior do arquipélago antes da criação da Universidade dos Açores.

Pelo 150º aniversário, o Seminário da Diocese de Angra recebeu a Insígnia da Ordem de Mérito, pelo presidente da República, para além da Medalha de Ouro do Município de Ponta Delgada, e do Diploma de Reconhecimento, da Câmara de Angra do Heroísmo.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR