Guarda: Espaço «ExpoEcclesia» tem patente exposição sobre o centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Foto: Diocese da Guarda

Guarda, 04 dez 2023 (Ecclesia) – O espaço ExpoEcclesia, na Guarda, tem patente ao público, até agosto de 2024, a exposição temporária “Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus – Obra herdeira do Pensamento e Espírito de D. João de Oliveira Matos”.

A mostra, inaugurada dia 01 deste mês, surge no âmbito do centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A curadora da exposição, Joana Pereira (historiadora de Arte e museóloga do quadro de pessoal da Diocese da Guarda) referiu ao Jornal A Guarda que “a mostra tem como temática central a Obra fundada por D. João de Oliveira Matos em 1924.

A exposição pretende fixar o olhar no percurso de vida e no carisma de D. João de Oliveira Matos; mostrar a importante missão eclesial e social da Liga dos Servos de Jesus; e verificar a expansão da Liga dos Servos de Jesus na Diocese da Guarda, mas também noutras dioceses.

Foto: Diocese da Guarda

“O programa expositivo compreende peças de diversas tipologias artísticas, como insígnias eclesiásticas, fotografia, escultura, documentos, objetos e paramentos religiosos do período moderno”, realça Joana Pereira.

As obras que integram a exposição são provenientes das diferentes Casas da Liga dos Servos de Jesus, da Paróquia Santa Maria de Celorico da Beira – Espinheiro e do Paço Episcopal da Guarda e estão enquadradas em três núcleos: D. João de Oliveira Matos – Vida e Alma; Liga dos Servos de Jesus – génese, nascimento, identidade, crescimento e ação; e advogados e especiais protetores da Liga dos Servos de Jesus.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top