Guarda: Espaço «ExpoEcclesia» tem patente exposição sobre o centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus
Guarda, 04 dez 2023 (Ecclesia) – O espaço ExpoEcclesia, na Guarda, tem patente ao público, até agosto de 2024, a exposição temporária “Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus – Obra herdeira do Pensamento e Espírito de D. João de Oliveira Matos”.
A mostra, inaugurada dia 01 deste mês, surge no âmbito do centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A curadora da exposição, Joana Pereira (historiadora de Arte e museóloga do quadro de pessoal da Diocese da Guarda) referiu ao Jornal A Guarda que “a mostra tem como temática central a Obra fundada por D. João de Oliveira Matos em 1924.
A exposição pretende fixar o olhar no percurso de vida e no carisma de D. João de Oliveira Matos; mostrar a importante missão eclesial e social da Liga dos Servos de Jesus; e verificar a expansão da Liga dos Servos de Jesus na Diocese da Guarda, mas também noutras dioceses.
“O programa expositivo compreende peças de diversas tipologias artísticas, como insígnias eclesiásticas, fotografia, escultura, documentos, objetos e paramentos religiosos do período moderno”, realça Joana Pereira.
As obras que integram a exposição são provenientes das diferentes Casas da Liga dos Servos de Jesus, da Paróquia Santa Maria de Celorico da Beira – Espinheiro e do Paço Episcopal da Guarda e estão enquadradas em três núcleos: D. João de Oliveira Matos – Vida e Alma; Liga dos Servos de Jesus – génese, nascimento, identidade, crescimento e ação; e advogados e especiais protetores da Liga dos Servos de Jesus.
LFS