Guarda: Diocese vai ter ordenação de dois novos padres

Foto: Diocese da Guarda

Guarda, 23 jun 2022 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda vai ter dois novos padres no próximo domingo, dia 03 de julho, numa celebração na Sé, pelas 16h00.

Tiago David e Fábio Pontífice, a trabalhar no arciprestado do Fundão-Penamacor e no arciprestado de Trancoso-Celorico da Beira, respetivamente, vão ser os novos sacerdotes ao serviço da diocese da Guarda que, pela primeira vez, conta com “menos de 100 sacerdotes”.

D. Manuel Felício, bispo da Guarda, pede “acolhimento e valorização dois novos padres” e dá conta de que de “menos sacerdotes”, indicando o “serviço pastoral do Ministério Ordenado dos diáconos permanentes”.

“Temos menos sacerdotes e daí vem o inerente apelo à valorização dos diferentes ministérios e serviços laicais nas nossas comunidades”, afirmou em nota divulgada.

O prelado lembra, no entanto, que a Diocese conta “com a colaboração de mais 13 sacerdotes incardinados em Ordens Religiosas”.

Aos padres, D. Manuel Felício pede empenho no processo de reorganização pastoral da Diocese, bem como do cuidado da “formação pessoal, e da vida em presbitério”.

“O tempo que dedicarmos à formação, a começar pela da vida espiritual, passando às vertentes doutrinal e pastoral, será sempre uma mais-valia para os serviços que prestamos”, escreve. 

Por ocasião das duas novas Ordenações Sacerdotais, o Bispo da Guarda lembra que “o serviço dos sacerdotes nunca pode ser prestado a título individual, mas sempre em Presbitério, com critérios comuns a todos os sacerdotes e o desejo de nos ajudarmos mutuamente, sobretudo quando as dificuldades nos batem à porta”. 

Tiago David Santos Pereira é natural do Fundão e reside na Orca. No Fundão, estudou na Escola Primária das Tílias, na Escola EB 2/3 Serra da Gardunha e a partir do sexto ano no Seminário do Fundão. Também frequentou o Seminário da Guarda, com as aulas na Escola Secundária da Sé, tendo depois terminado o Secundário em Alpedrinha. Voltou ao Seminário da Guarda para estudar Teologia, em Viseu e em Braga.

Fábio Carrola Pontífice nasceu a 5 de Novembro de 1995, na freguesia de Santa Maria da Covilhã. Como os pais e os avós são naturais do lugar de Casal da Serra, que pertence a Tortosendo, foi batizado na paróquia de Nossa Senhora da Oliveira do Tortosendo, onde também cresceu na fé, até entrar para o Seminário. Até ao 9º ano frequentou a Escola Básica do Tortosendo, depois entrou para o Externato de Nossa Senhora dos Remédios e para o Seminário. Quando concluiu o 12º ano transitou para o Seminário interdiocesano de São José, em Braga, frequentando as aulas na Universidade Católica Portuguesa.

SN

Partilhar:
Share
  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

03 Jul 2022

Horário

16:00 - 18:00
Categoria

Últimas