
Franciscanos: Ordem Secular de Portugal realiza capítulo nacional eletivo
Barcelos, 28 fev 2025 (Ecclesia) – A Ordem Franciscana Secular de Portugal (OFS) vai realizar o seu 20.º Capítulo Nacional Eletivo, com o lema ‘Louvemos o Senhor, caminhemos na esperança’, de 7 a 9 de março, na Casa dos Capuchinhos, em Fátima.
“Os irmãos da OFS terão oportunidade de refletir sobre a vida da Ordem, aprofundar o seu conhecimento franciscano, traçar orientações para os próximos anos, bem como eleger um novo Conselho Nacional”, informa a Comissão de Preparação deste capítulo eletivo da OFS Portugal, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O 20.º Capítulo Nacional Eletivo da Ordem Franciscana Secular de Portugal, na Casa dos Capuchinhos, em Fátima, vai será presidido pela irmã Noemi Paola Riccardi, como delegada do ministro geral, a religiosa é conselheira da presidência do CIOFS, e pelo frei Stefan Acatrinei, do Frades Menores Conventuais (OFM Conv), o assistente geral da OFS, e representante da Conferência dos Assistentes Espirituais.
Segundo o programa, esta reunião magna da OFS Portugal começa com o acolhimento às 19h00, do dia 7 de março, a sessão de abertura é às 22h00, após a Missa; no dia seguinte, às 14h00, vão fazer uma análise da “situação atual” da Ordem Franciscana Secular em Portugal, o ato eletivo começa às 17h15; a Missa de encerramento é no domingo, dia 9 de março, a partir das 11h30.
O 20.º Capítulo Nacional Eletivo dos franciscanos seculares de Portugal também vão estar presentes os irmãos da Primeira Ordem Franciscana – Frades Menores, Conventuais e Capuchinhos – que prestam assistência a várias fraternidades, as Clarissas em Portugal vão estar “unidas em oração”.
A Ordem Franciscana Secular organiza-se em fraternidades de vários níveis – local, regional, nacional e internacional – em Portugal continental e regiões autónomas da Madeira e dos Açores, a OFS conta com “mais de 2000 irmãos e irmãs, num total de 79 Fraternidades”, informa a comissão de preparação do capítulo nacional.
A OFS “está aberta a todos fiéis” – leigos (homens e mulheres) e clérigos seculares (diáconos, sacerdotes e bispos) -, é uma associação pública de fiéis, aprovada pela Santa Sé, presente em 72 países com “cerca de 430.000 Franciscanos Seculares professos”.
CB