Fátima: Simpósio do Clero reflete sobre «A identidade relacional e ministério sinodal do presbítero» (atualizada)

Fátima, 20 Jun 2022 (Ecclesia) – O Simpósio do Clero, que se realiza em Fátima, de 29 de agosto a 01 de setembro, tem como tema «A Identidade relacional e ministério sinodal do presbítero».

O simpósio começa com a intervenção de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a saudação de D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), e a leitura da mensagem do prefeito da Congregação para o Clero (Santa Sé) sobre «O sacerdócio no pós-concílio: luzes e sombras», D. Lazzaro You Heung-sik não consegue participar nos trabalhos deste encontro, informou a organização à Agência ECCLESIA.

Ainda na tarde do mesmo dia, monsenhor Piero Coda, secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, aborda o tema «Fundamento cristológico-trinitário do sacerdócio na Igreja sinodal: a perspetiva do Concílio Vaticano II».

No segundo dia, Stefano Guarinelli vai falar sobre «Identidade sacerdotal: a dimensão relacional com Deus» e «Identidade relacional: a dimensão interpessoal» e Margarida Cordo reflete sobre «Para uma vivência saudável do ministério sacerdotal».

O programa enviado à Agência ECCLESIA adianta que na parte da tarde do segundo dia Alice Cardoso e o casal Luís e Lena Pais participarão numa mesa redonda sobre “A vida do padre vista pelas famílias e pelos jovens”.

No dia 31 de agosto, a irmã Nathalie Becquart, subsecretária Geral do Sínodo dos Bispos, centra a sua reflexão no «ministério sinodal do padre» e na “relação do ministério sacerdotal com outros estados de vida”.

Os participantes no Simpósio do Clero vão também conhecer o curso ‘Alpha’, numa apresentação do padre Jorge Santos, da Diocese de Coimbra, seguindo-se a mesa redonda “Vivência da Sinodalidade no Arciprestado, na Unidade Pastoral e na Paróquia”, com o cónego Paulo Franco, de Lisboa, o padre José Manuel Bento, de Bragança-Miranda, e o padre Amaro Gonçalo, da Diocese do Porto.

«Sacerdote, profecia de Deus ou dom profético ao serviço da humanidade» é o tema da conferência do padre Tony Neves, assistente geral dos Missionários Espiritanos.

Depois, D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, encerra o 10º Simpósio do Clero.

LFS/CB

 

Notícia atualizada às 08h12 de 24.08.2022

Partilhar:
Share

Data

29 Ago 2022 - 01 Set 2022
Expired!

Horário

Todo o dia
Categoria

Últimas