Fátima: Santuário dinamiza penúltima visita temática à exposição «Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória»

Fátima, 05 set 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima informa que a penúltima visita temática à exposição ‘Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória’ realiza-se esta quarta-feira, 6 de setembro, com o tema ‘In Paradisum: sobre a criação, sobre a execução e sobre a exposição’.

A arquiteta e artista plástica Ana Lima-Netto vai orientar esta visita temática à exposição temporária, a penúltima do ano pastoral, das 21h15 às 22h30, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

O Santuário de Fátima explica que a visita temática tem dois momentos, “um olhar sobre a exposição e uma conversa” com Ana Lima-Netto, que é a autora da instalação ‘In Paradisum’, criada propositadamente para esta exposição, obra que integra o último subnúcleo da exposição temporária, “dedicado à glória”.

“Apresentando uma escultura de Cristo ressuscitado, do século XVII que é disposta no meio de uma instalação de rede de alumínio, de 2022, que recria o jardim do éden”, acrescenta.

A exposição temporária ‘Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória’ percorre os quatro mistérios que se meditam no Rosário, através de uma narrativa que convida à contemplação desta oração mariana, “que é uma das dimensões mais estruturantes da mensagem de Fátima”: “o itinerário começa com a projeção do pedido que a Senhora do Rosário fez aos Pastorinhos para que rezassem o Terço todos os dias para alcançar a paz”.

O Santuário de Fátima inaugurou esta exposição, que vai estar patente aos peregrinos até outubro de 2024, no dia 26 de novembro de 2021.

“Saltério”, de Ana Bonifácio, uma peça que trabalha com terços oferecidos ao Santuário de Fátima por peregrinos anónimos, também foi criada para esta exposição, que, para além das peças de arte contemporânea, integra ainda mais quatro peças que pertencem ao Museu do Santuário de Fátima: “Suspensão”, de Joana Vasconcelos; “Sinais do Presépio”, de Emília Nadal; “Jaz morto e arrefece o Menino de sua Mãe”, de Clara Menéres; “Apanha do Maná” e “Última Ceia”, de Rolando Sá Nogueira; algumas destas peças estarão junto de outras mais antigas que foram cedidas pelo Tesouro da Catedral – Museu de Arte Sacra de Viseu.

O Santuário informa que ‘Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória’ tem entrada livre e pode ser visitada no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e diariamente dinamizam visitas guiadas a esta exposição temporária.

CB

 

Fátima: Terço «não é uma oração ultrapassada» – Marco Daniel Duarte

Partilhar:
Tags: ,

Últimas AGENDA

Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR